Alan Varela é o mais recente indisponível por causa dos cartões. Pepe, por outro lado, está de volta
Alan Varela, como se sabe, é baixa para esta noite (20h45), frente ao Boavista, por castigo naquele que será o nono jogo (em 20) nas provas nacionais em que Sérgio Conceição se vê privado de um jogador por motivos disciplinares.
Pepe foi o primeiro, expulso na Supertaça, ficando duas partidas de fora, dose que repetiu depois de novo vermelho direto, agora no clássico de Alvalade. Dos quatro jogos em que ficou na bancada, só um não foi do campeonato [Leixões, Taça da Liga]. O capitão, sublinhe-se, estará de volta ao onze precisamente no dérbi da Invicta. David Carmo e Wendell também ficaram na bancada um jogo cada por causa de duplos amarelos, sendo que no caso do central – que agora foi relegado para a equipa B – foi o jogo com o Vilar de Perdizes, da Taça de Portugal, que falhou. Já Francisco Conceição foi o primeiro portista a completar uma série de cinco amarelos na Liga, o que sucede agora também com Alan Varela.
Contas feitas só ao campeonato, o FC Porto surge no topo das equipas mais admoestadas pelos árbitros, com um total de 56 amarelos, aos quais acrescenta dois duplos amarelos e dois vermelhos diretos. São 60 cartões em 15 jornadas, o que dá uma média de quatro por jogo.
Olhando para as estatísticas oficiais da Liga, o Benfica surge precisamente como a equipa com menos cartões amarelos vistos (32), praticamente metade dos que já foram mostrados aos dragões. Além disso, ainda não teve qualquer expulsão por duplo amarelo e apenas uma por vermelho direto, no caso Musa, logo na ronda inicial, no Bessa. O Sporting, refira-se, já viu 50 cartões, todos amarelos, dois dos quais duplos.
ojogo.pt