O FC Porto emitiu um esclarecimento através do seu site oficial sobre os valores encaixados com a bilhética na época de 2022/23. O clube azul e branco refuta informações que têm sido divulgadas, alegando que estas têm o intuito de prejudicar a imagem e o nome da instituição.
De acordo com o comunicado, o FC Porto informou que o valor total arrecadado com a bilhética na época passada foi de 19,606 milhões de euros, um montante superior aos 19,589 milhões apresentados pelo Sporting. Ainda segundo o clube, não é possível comparar esses valores com os do Benfica, uma vez que o estádio deste último tem uma capacidade superior.
A direção do FC Porto salientou que o esclarecimento já havia sido detalhadamente apresentado aos sócios pelo administrador Fernando Gomes durante a Assembleia Geral realizada no dia 29 de novembro de 2023, ocasião em que as contas foram aprovadas. Portanto, consideram estranho que continuem a ser divulgadas informações tendenciosas, com o objetivo de denegrir a imagem do clube.
Além disso, o FC Porto fez questão de salientar que suas receitas operacionais, excluindo as transferências de jogadores, totalizaram 166 milhões de euros em 2022/23, comparados aos 119 milhões alcançados pelo Sporting. Segundo o clube, ao ignorar esse dado, ocorrem avaliações parciais e prejudiciais ao FC Porto.
Este esclarecimento surge após o CFO da lista de André Villas-Boas, Pereira da Costa, questionar os valores das vendas de bilhetes e lugares anuais dos três grandes clubes portugueses no último exercício. O FC Porto destaca que as vendas, excluindo áreas como camarotes e business seats, foram de apenas 10,8 milhões de euros, enquanto os rivais arrecadaram 19,8 milhões e 13,6 milhões, respectivamente. O clube alega que isso ocorreu mesmo com uma assistência média cerca de 30% inferior ao rival com menor valor.