A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a investigar a compra de 1.350 ações da SAD do FC Porto por parte de Pinto da Costa, presidente do clube. A operação foi registada no dia 1 de fevereiro deste ano e levantou suspeitas, levando agora a polícia da bolsa a apertar o cerco ao dirigente dos dragões.
De acordo com informações obtidas, a CMVM está a investigar se Pinto da Costa terá usado informações privilegiadas para adquirir as ações da SAD do FC Porto. Caso se comprove a utilização de informações confidenciais, o presidente do clube poderá enfrentar uma multa que pode chegar até aos 5 milhões de euros.
A compra das ações por parte de Pinto da Costa tem levantado questões no meio desportivo e financeiro, uma vez que o presidente do FC Porto é uma figura importante e influente no futebol português. A CMVM não quis comentar oficialmente a investigação em curso, mas fontes próximas garantem que as autoridades estão a analisar todas as transações financeiras do dirigente relacionadas com o clube.
Esta investigação surge numa altura em que o FC Porto luta pelo título de campeão nacional, estando na liderança da tabela classificativa. A notícia da investigação poderá ter impacto no clube e nos jogadores, que necessitam de estabilidade e concentração para as próximas jornadas.
O Super Portistas, a maior comunidade de apoiantes do FC Porto em Portugal, está atento a esta situação e continuará a acompanhar o desenrolar da investigação. É importante que sejam esclarecidas todas as dúvidas em relação à compra das ações da SAD do clube, pois a transparência e a integridade são fundamentais para a credibilidade do futebol português.