Em resultado de uma participação feita pelo Conselho de Arbitragem da FPF
Sérgio Conceição, treinador principal do FC Porto, foi sancionado com uma multa de 765 euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A multa deve-se a comentários feitos pelo treinador sobre a arbitragem, após a partida da 20.ª jornada contra o Rio Ave. “Às vezes, jogamos contra mais do que onze, mas é o que é”, referiu na altura.
O técnico do FC Porto foi punido com base em três artigos, sendo que um dos quais, o artigo 51.º, se refere aos “deveres de correção e urbanidade dos intervenientes”. “Todos os agentes desportivos devem manter comportamento de urbanidade e correção entre si, bem como para com os representantes da Liga Portugal e da FPF, os árbitros e árbitros assistentes”, pode ler-se.
O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, recebeu uma punição mais severa pelo CD da FPF. As suas “declarações proferidas à comunicação social sob o enfoque das ofensas à honra ou consideração de agentes da arbitragem” resultaram numa suspensão de 45 dias, além de uma significativa multa de 7.854 euros.
Finalmente, por razões semelhantes, a SAD do FC Porto foi sancionada com uma multa de 8.874 euros.