No meio da construção do novo empreendimento do FC Porto, a câmara local anuncia um novo plano de acessibilidade, cujo concurso será aberto em simultâneo. A ideia é facilitar o acesso dos adeptos à nova academia, logo que a conclusão das obras. “O caminho para chegar aqui é complexo”, exprimiu Fernando Gomes, administrador financeiro da SAD do Porto.
Recentemente, o FC Porto organizou uma visita aos locais onde a academia está a ser edificada, mais precisamente nas freguesias de Nogueira, Silva Escura e São Pedro Fins. Algumas máquinas estão já a tratar da limpeza do terreno, uma tarefa a cargo da empresa ABB. Este projeto arquitetónico é uma das promessas eleitorais do presidente Pinto da Costa.
Segundo Fernando Gomes, “demoramos 15 minutos desde o Estádio do Dragão até aqui, sempre por estradas principais. A acessibilidade é crucial, pois esperamos 2.000 pessoas nos dias de jogo e entre 600 e 700 em dias normais. Para a execução arquitectónica, escolhemos o Arquiteto Manuel Salgado, que também foi contratado pela câmara da Maia para planear a urbanização desta zona.”
No passado dia 16 de Abril, o FC Porto adquiriu 14 dos 23 hectares de terra por uma quantia de 3,36 milhões de euros numa sessão pública, sendo que estes terrenos fazem parte do projeto do Parque Metropolitano da Maia. A ABB tem por si 9,3 hectares e o movimento de terraplanagem foi atribuído à mesma por um valor de 6,89 milhões de euros.
Espera-se que a construção esteja finalizada num prazo de um ano e meio. A câmara da Maia igualmente estima que as acessibilidades estejam completas dentro deste período. “Quando inaugurarmos estas instalações, todos terão acesso por meios de transportes totalmente novos”, sonha Fernando Gomes.
A visita da futura academia contou com a presença dos administradores Luís Gonçalves e Vítor Baía e do presidente Pinto da Costa, que aproveitou a ocasião para celebrar o 42.º aniversário da sua primeira tomada de posse. Para Pinto da Costa, esta é “a obra mais necessária e aquela que vai catapultar o clube e as suas equipas de futebol.”
Baseado no que foi anunciado, o novo empreendimento irá englobar a Casa do Dragão e uma zona técnica desportiva, contando ainda com um mini-estádio para receber jogos da II Liga e dos escalões de formação, com capacidade para 2.000 espectadores, mais nove campos de futebol de dimensões oficial e um campo para jogos de futebol de 7.
A eleições à presidência do FC Porto irão decorrer no Estádio do Dragão no próximo sábado, das 9h às 20h. Pinto da Costa, actual presidente e o líder com mais títulos e longevidade mundial, irá competir por mais um mandato contra André Villas-Boas e Nuno Lobo, respetivamente.