André Villas-Boas mantém-se fiel à ideia defendida durante a campanha eleitoral e O JOGO sabe que já procura um diretor para a secção. Prazos dão alguma margem de manobra
Agitada por André Villas-Boas como uma das bandeiras do programa eleitoral, a criação da equipa sénior de futebol feminino do FC Porto em 2024/25 é um dossiê já em marcha no Dragão e fiel aos contornos projetados pelo novo presidente, que, durante a campanha, vincou o desejo de “assumir o compromisso com a maior brevidade possível”. Ora, ao que O JOGO apurou, a entrada do emblema azul e branco nos quadro competitivos femininos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) será feita de raiz e através de uma vaga na III Divisão nacional, aproveitando a última época do escalão como prova “aberta”. Aliás, e de acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, está em andamento a seleção de um diretor para a secção, que será fundamental para os trâmites seguintes: construção do plantel, definição de locais de treino, de equipas médicas, entre outros.
O regulamento da FPF estipula que o “campeonato nacional feminino da III Divisão é disputado sem limitação de número máximo de clubes”, ou seja, livre para a entrada de novos participantes. O cenário mudará em 2025/26, com a introdução de um quarto escalão, o que implicará a adoção do sistema de promoção/despromoção. Assim sendo, a nova Direção do FC Porto pretende aproveitar o regime em vigor, tendo de cumprir uma série de pressupostos que, em primeira instância, passam pelo requerimento da inscrição junto da respetiva associação distrital, no caso, a AF Porto.
No que toca a prazos, a FPF dá margem de manobra aos dragões, uma vez que a data limite de inscrição na III Divisão estende-se até perto do arranque da competição, previsto para o fim de semana de 28 e 29 de setembro. No entanto, a cúpula encabeçada por Villas-Boas está ciente de que se trata de uma corrida contra o tempo, num processo que se quer estruturado e que também tem sido prejudicado pela indefinição atual na gestão da SAD – a tomada de posse da nova administração está marcada apenas para dia 28. Até porque, segundo o novo organigrama, o futebol feminino é um dos cinco setores englobados na direção desportiva, liderada por Andoni Zubizarreta. Mas a ideia é clara: a estreia da equipa sénior feminina dos dragões é para acontecer já em 2024/25.