O texto a seguir é um comunicado oficial, atualizado recentemente.
Segue a transcrição completa do comunicado:
“Hoje concluí oficialmente a minha relação contratual com a Futebol Clube do Porto – Futebol SAD, firmada a 25 de Abril deste ano, sob as condições constantemente anunciadas. Dá-se assim por terminado um ciclo de 7 anos e 11 títulos, uma trajetória marcada por conquistas desportivas expressivas para o nosso clube.
Recentes acontecimentos, designadamente a perda de confiança num membro da minha equipa técnica e a interferência na integridade e coesão do grupo sem o meu consentimento, deixam-me desanimado e desapontado. Sempre me pautei pela frontalidade e lealdade.
No futuro próximo irei vir a público revelar a realidade dos factos, que incluem os seguintes tópicos:
– O processo de renovação a 25 de Abril, incorporando a cláusula que me permite sair do FC Porto sem ônus para o clube. Este foi o compromisso que assumi com o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, mas principalmente com os sócios do Futebol Clube do Porto;
– A renovação com a restante equipa técnica, que já expressou comentários sobre o assunto e que seguiu os prazos comuns nestes processos;
– A demora neste processo, que encontrou barreiras na relutância em consequência de um discurso de integridade e transparência aprovado pelos sócios.
Foi sempre a fidelidade a este clube que me manteve aqui. E é por esta fidelidade às pessoas que me acompanham há mais de 3 décadas e aos sócios do Futebol Clube do Porto que dou este passo hoje.
Não permitirei que a traição de outros comprometa os meus princípios e a minha palavra. Deixo o Futebol Clube do Porto da mesma forma que o aceitei: com integridade. Não vim motivado por dinheiro, e não é o dinheiro que me levará embora.
Deixo o clube com a sensação de missão cumprida. São 17 títulos deixados como legado. Agradeço aos nossos seguidores pelo apoio constante recebido desde os meus 16 anos quando o meu Pai me deixou à porta do Estádio das Antas.
Agradeço à minha equipa técnica, a todo o pessoal de apoio no Olival e no Dragão. Agradeço a todos os jogadores que nos permitiram comemorar tantos títulos neste período de 7 anos.
Agradeço também à minha família, que me apoiou nessa jornada de treinador do FC Porto durante os últimos 7 anos.
Para sempre, um de vocês.
Sérgio Conceição”