FC Porto vai mesmo competir na III Divisão nacional depois de ter avançado com a inscrição do plantel sénior na FPF. Construção do plantel, que será jovem, está em fase adiantada
Da garantia à concretização foi apenas uma questão de meses. O futebol feminino sénior do FC Porto vai entrar em competição esta época, depois de os dragões terem avançado para a respetiva inscrição junto da FPF. O ponto de partida será a III Divisão nacional, com um projeto criado de raiz, confirmando-se o cenário que O JOGO adiantou a 21 de maio e, de acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, a construção do plantel encontra-se já em fase adiantada. Restam, claro, algumas lacunas por preencher, mas a equipa técnica está constituída e terá à disposição um “elenco” jovem, assente numa mescla de internacionais pelas seleções jovens e jogadoras com experiência na Liga BPI, II e III divisões, com a média de idades a rondar os 19 anos.
Entrada em funções do diretor José Manuel Ferreira acelerou diligências. Média de idades deverá rondar os 19 anos, mas estão asseguradas jogadoras com experiência na Liga BPI.
A implementação e desenvolvimento do futebol feminino no clube azul e branco foi uma das bandeiras eleitorais do presidente André Villas-Boas e acelerou a fundo com a entrada em funções de José Manuel Ferreira, diretor da secção. Além da equipa sénior, também estão criados os escalões de sub-17 e sub-19 – que deverão “alimentar” as seniores -, que se juntam a formações mais jovens, essas inseridas no contexto das escolas Dragon Force. Este sábado, aliás, vão decorrer no Constituição Park captações para as equipas femininas de formação, destinadas a futebolistas nascidas entre 2006 e 2016. A iniciativa motivou forte adesão e é esperado um número significativo de participantes, o que levou o FC Porto a anunciar a lotação das vagas.
Futebol feminino entrou no organograma da Direção desportiva do FC Porto, liderada por Zubizarreta, após a eleição de Villas-Boas como presidente
Voltando à equipa sénior, o objetivo é claro e reflete a ambição vincada ao longo dos últimos meses por Villas-Boas e respetivo elenco diretivo: subir de patamar com a maior brevidade possível, ou seja, assegurar a subida ao segundo escalão, idealmente já em 2024/25. O primeiro jogo oficial deverá acontecer no fim de semana de 7 e 8 de setembro, na primeira eliminatória da Taça de Portugal. A estreia no campeonato da III Divisão está prevista para o final desse mês. Para breve, está prevista a apresentação oficial do projeto, com a devida pompa e circunstância.
Primeira “casa” deverá ser o sintético do Olival
Não sendo assunto completamente encerrado, O JOGO apurou que a equipa sénior de futebol feminino do FC Porto deverá disputar os jogos em casa no relvado sintético do Olival.
Villas-Boas, aliás, deu conta da intenção de “alocar” a secção no atual centro de treinos, assim como a formação, deslocando o futebol profissional e os sub-19 masculinos para o Centro de Alto Rendimento que projetou. Mas esse é um desígnio a longo prazo…