13/8/2024 – Nova Modalidade no Clube: Futebol Feminino – Arranque dos trabalhos, com o primeiro treino. No dia em que decorriam em Fátima as celebrações da peregrinação anual, comemorativa da aparição de Nossa Senhora, em agosto de 1917, aos Pastorinhos videntes.
= Criada por André Villas-Boas a secção de Futebol Feminino no FC Porto nos primeiros tempos da sua Presidência, ainda na Primavera de 2024. Tendo, depois de ter tomado posse como Presidente da Direção do FCP, a 7 de maio, e apenas a 28 de maio também da SAD (por a anterior Administração ter teimado manter-se durante mais um mês após as eleições em que Pinto da Costa saiu derrotado por mais de 80% dos votos…), logo a Direção de Villas-Boas tentou cumprir a promessa da criação do futebol feminino no Clube, começando ainda nos últimos dias de Maio com o processo. Havendo principiado por cumprir os requisitos necessários para a inscrição junto da Associação de Futebol do Porto e seguidamente na Federação Portuguesa de Futebol. De seguida, a 18 de julho foi noticiado que o F C Porto inscreveu a equipa sénior de futebol feminino na terceira divisão nacional na FPF, para início da atividade na última época desse escalão como prova “aberta”, com vista à primeira época da equipa portista em 2024/2025 (porque a partir de 2025/26, com a introdução de um quarto escalão, haverá promoção e despromoção). Estando então aí a construção do plantel em fase avançada, baseada em internacionais jovens e uma mescla de atletas com experiência nos 3 escalões nacionais, com a média de idades a rondar os 19 anos, com objetivo de subir de divisão. Tendo no Clube também entretanto sido criadas equipas sub-17 e sub-19. Depois a nova modalidade do clube teve apresentação da primeira futebolista a 25 de julho, com Cláudia Lima a subir à passarela da apresentação pública dos equipamentos para a época de 2024/25, durante o desfile da nova coleção New Balance do FC Porto no Largo Amor de Perdição, em grande festa ocorrida em frente à Reitoria da Universidade do Porto, junto aos Clérigos, perante grande multidão assistente. Após isso, e de durante alguns dias terem sido apresentadas as futebolistas que iam compor o plantel, foram todas depois ovacionadas publicamente no dia 10 de agosto, ao ser recebida a primeira equipa do futebol portista em pleno estádio do Dragão, no intervalo do jogo inicial da época da equipa principal masculina (FC Porto, 3 – Gil Vicente, 0).
Até que na terça-feira seguinte, a 13 de agosto, estiveram em campo as futebolistas seniores no primeiro treino, orientado pelo treinador principal Daniel Chaves, no arranque da recém-criada secção, com 28 jogadoras à disposição no Estádio de Pedroso (21 do plantel principal e 7 sub-19 chamadas à pré-época).
Na presença do Presidente André Villas-Boas, bem como do Diretor Desportivo Andoni Zubizarreta e do Diretor da Secção José Manuel Ferreira, nesse “dia histórico para um clube tão grande como o FC Porto”. Cumprido o “objetivo” de abrir a secção e passado o FC Porto a ter equipa sénior principal, além dos escalões de formação no futebol feminino portista.
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))
Este artigo foi originalmente publicado neste site