Comememorado no passado sábado, dia 28 de SETEMBRO, o 131.º aniversário da fundação do FC Porto, mais alguns acontecimentos dignos de nota ocorreram na Vida do FC Porto. Além da vitória no jogo da equipa principal de futebol, por 4-0 sobre o Arouca, para o campeonato da 1.ª Liga Nacional, e mais outros jogos dos respetivos calendários das provas das diversas modalidades, alguns acontecimentos sobressaíram, na continuidade dos registos mais assinaláveis. Sendo de anotar mais estes fastos ocorridos depois das vitórias do Ténis do Desporto Adptado e da Taça Ibérica do Voleibol, agora também estes, já com o FC Porto a contar 131 anos de existência perfeita:
– 28/9/2024 – Comemorado condignamente o 131.º aniversário do FC Porto, o primeiro da era do Presidente André Villas-Boas. E pela primeira vez também com programa alargado, desde a passagem das Antas para o estádio do Dragão. Visto, além da tradicional cerimónia do hastear da bandeira em frente ao estádio, foi também procedido em público à colocação de coroas de flores diante dos monumentos de Pavão e Rui Filipe, ainda no passeio público em frente à porta principal do estádio, onde os monumentos pela primeira vez passaram também o aniversário do Clube.
Bem como de seguida e com os sócios presentes no local a assistirem a tudo, houve dentro do estádio o cerimonial de corte de bolo e cantar de Parabéns, com o bolo colocado no centro do relvado do estádio. E por fim houve uma romagem ao cemitério de Agramonte para colocação de coroas de flores no Mausoléu do FC Porto e nas sepulturas do fundador Nicolau de Almeida e do refundador José Monteiro da Costa. Tendo diante do Mausoléu do FC Porto (onde repousam Glórias do FC Porto, entre os quais o antigo jogador e treinador José Maria Pedroto), aí o Presidente André Villas-Boas esteve acompanhado pela esposa e por um filho do eterno mestre Pedroto, respetivamente D. Cecília e Dr. Rui Pedroto.
– 28/9/2024 – Basquetebol/seniores – FC Porto conquista a Supertaça, ao vencer o Benfica (97-93), após prolongamento, e conquistou o troféu em Sines. Uma boa “Prenda de anos” no dia do aniversário do FC Porto.
= Cinco anos depois, o FC Porto voltou a conquistar a Supertaça no basquetebol. Desta feita no Pavilhão Multiusos de Sines, onde os Dragões superaram o Benfica num clássico emocionante, vencendo por 97-93 após prolongamento e ergueram o troféu pela 8.ª vez na história. Xeyrius Williams do FC Porto foi o MVP do jogo da vitória sobre o Benfica.
– 29/9/2024 – Futebol Feminino/Equipa Sénior – Primeiro Jogo e Primeira vitória em jogos de Campeonato, à 1.ª Jornada de 2024/2025, ao bater a AD Marco 09 por 6-1 no miniestádio do Olival.
= Entrada vitoriosa no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão. Tendo o FC Porto começado pelo escalão mais baixo, à época (visto na seguinte ir haver uma 4.ª Divisão, em 2025/2026).
Para a história: Assim FC Porto
entrou em grande no campeonato ao bater a equipa da Associação Desportiva Marco
09 (por 6-1) no miniestádio do Olival. A equipa de futebol feminino do FC Porto
entrou com tudo no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, na 1.ª jornada da Série
E. Tendo as azuis e brancas recebido a AD Marco 09 no miniestádio do Olival e
venceram por 6-1. Os golos portistas foram apontados por Verónica Khudyakova (6
m de penalti, 24 m e 48 m), Adriana Semedo (10 m e 28 m) e Joana Ferreira (90
m). Tendo então Verónica marcado o 1.º golo da equipa e assim aberto as contas
para o campeonato.
Daniel Chaves elegeu o seguinte onze: Bárbara Marques (depois Sofia Bernardo, aos 22 minutos), Ema Gonçalves (cap.) (Carolina Aroso, 60 m), Mariana Queirós, Joana Ferreira, Bruna Rosa (Rita Vaz Martins, 60 m), Matilde Vaz, Inês Valente (Lara Gabriel, 60 m), Catarina Pereira, Adriana Semedo, Joana Neves (Ana Beatriz Silva, 79 m) e Verónica Khudyakova. No banco, além das que entraram em jogo, o treinador portista contou com mais as possíveis alternativas: Karoline Lima, Marta Rodrigues, Renata Correia e Carolina Brito.
– 29/9/2024 – Boxe – Vitória de António Rodrigues e mais 2 portistas medalhados no Torneio Internacional de Barcelona-Espanha. António Rodrigues (Elite 92 kg) venceu o Torneio Internacional de Barcelona. Hugo Costa (Elite 75 Kg) conquistou a medalha de prata e José Bolela (Elite 67 Kg) a de bronze, nas suas categorias, respetivamente.
Este artigo foi originalmente publicado neste site