Desde domingo, o mundo futebolístico anda agitado. Há quem adore e quem rejeite as declarações de Julen Lopetegui, mas ninguém lhes está indiferente.
Para os detractores, uma coisa essencial me parece que lhes escapa: era necessário a Julen Lopetegui a defesa da sua honra. Em primeiro lugar, nada do que ele disse é menos do que factual, senão vejamos:
– É ou não verdade que o chiclas fala de tudo e de todos, desde Sérgio Conceição a Manuel Machado?
– É ou não verdade que o chiclas fala das tácticas das equipas adversárias, das suas necessidades e problemas, de uma forma sobranceira, qualquer que seja a conferência de imprensa?
– É ou não verdade que o benfas terminou a fase de grupos da Champions em último lugar, com um dos piores registos de sempre (1V-1E-4D), sendo que o empate e a vitória conseguidas foram contra a mesma equipa?
-É ou não verdade que o benfas fora de portas (sem o “manto protector”), não consegue realizar o seu caceteiro e vulgar futebol, tendo um dos piores registos disciplinares de uma equipa portuguesa na Champions, com 16 amarelos e 3 vermelhos em 6 jogos?
Relembre-se que o chiclas disse pérolas como “admiro-o como homem, como treinador é outra coisa”. E depois há que frisar que Julen Lopetegui teve duas perguntas na conferência de imprensa a falar do jogo que acabara de disputar e tudo o resto foi sobre o benfas! E, nesse sentido, é ou não verdade que os media são até mais rubros que os vermelhos, com capas como “Carrega para o Título” e por aí em diante? E é ou não verdade que 4 canais, 2 jornais – e cada vez mais o terceiro – desportivos e muita imprensa generalista, constituem 90% da opinião pública e publicada, tendenciosamente para o mesmo lado?
Ao mesmo tempo que acontece esta discussão, onde alguns “intelectuais” Portistas acham que Lopetegui faz figura de tolo só por não se fazer rogado contra ataques vis e não se ficar – infelizmente, como o a SAD que o contratou, e aí subscrevo completamente o meu caríssimo Imbicto Poema neste belo post -, vai grassando pelo resto da realidade desportiva aquilo que não pode ser escamoteado de forma ou feitio.
Porque Ceci est réellement une pipe. E ceci est réellement une pomme. Enquanto muitos Portistas discutem as falhas – que eu também irei analisar, atenção – de Lopetegui e dos jogadores do FC Porto e lamentavelmente as sobrepõe a estas poucas vergonhas, outros vão cantando e rindo. Porque este é o principal problema. O que se passou este ano é muito grave. Roubos de pontos de catedral, colinhos intermináveis, jogadores de outras equipas condicionados, aliciados, perdas de bolas suspeitas por interesses inusitados, passes para golo de jogadores adversários sinalizados como interesse do clube, expulsões e amarelos cirúrgicos para diminuir adversários, não faltou nada nesta liga mentirosa. Ou isto também é uma alucinação de Lopetegui?
Ninguém isenta Lopetegui das suas responsabilidades. E no fim faremos contas. E veremos que esta liga é uma anormalidade estatística. E aí sim, a verdade desportiva não a será. E aí sim, este campeonato não será o que pareceu. Infelizmente, alguns Portistas virarão as culpas para dentro, comendo a palha que lhes vão servindo. Desviando a atenção do que é verdadeiramente grave.
Fonte: http://portouniversal.blogspot.pt/2015/05/ceci-est-reellement-une-pipe.html