Os dragões recebem a Roma, esta quarta-feira, no jogo da primeira-mão da qualificação para a Liga dos Campeões. O zerozero apresenta-lhe as curiosidades estatísticas da partida:
FC Porto e Roma voltam a encontram-se quase 35 anos depois. Em 1981, os azuis e brancos eliminaram a equipa romana na Taça das Taças.
A Roma não marcou qualquer golo nos dois jogos frente ao FC Porto. Nessa temporada, alinhavam na equipa da capital italiana nomes como Falcão, Ancelotti ou Conti.
O FC Porto apresenta um saldo desfavorável frente a equipas italianas: em 26 jogos, venceu sete e perdeu 11.
Em casa, o FC Porto tem ligeira vantagem diante de rivais italianos. Em 12 desafios, venceu quatro e perdeu três.
O FC Porto venceu os dois últimos jogos caseiros frente a equipas italianas, não tendo sofrido qualquer golo.
Nos seis últimos duelos em casa frente a adversários italianos, o FC Porto não perdeu.
A formação romana tem vantagem sobre rivais portugueses: cinco vitórias em 12 jogos, contra três triunfos das equipas portuguesas.
A Roma não perdeu os quatro últimos jogos frente a equipas portuguesas.
Em solo luso, a Roma jogou por seis vezes, com enorme equilíbrio: duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
As equipas portuguesas a jogar em casa diante de adversários italianos apresentam um registo positivo: em 60 jogos, venceram 25, empataram 21 e perderam em 14 ocasiões.
Esta é a sexta vez que o FC Porto tem que passar por eliminatórias para chegar à fase de grupos da Champions, com um saldo positivo. Só por uma vez foi eliminado, em 2000/01, frente ao Anderlecht.
Para a Roma, esta será a primeira vez que participa nas eliminatórias para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
As equipas portuguesas nunca venceram adversários transalpinos nas eliminatórias de qualificação para a Champions: em dez jogos, cinco empates e cinco derrotas.
O FC Porto soma quatro derrotas consecutivas nas competições europeias, não tendo marcado qualquer golo nesses jogos.
A Roma não venceu nenhum dos quatro últimos jogos nas provas europeias, tendo ficado em branco nos três últimos desafios.
Pela segunda época consecutiva, Nuno Espírito Santo vai participar no play-off de acesso à Champions. Em 2015/16, pelo Valencia, eliminou o Mónaco.
Fonte: zerozero