O antigo avançado do FC Porto Fernando Gomes disse esta terça-feira à agência Lusa que o “espírito de equipa” e o “coletivismo” marcam a equipa de futebol dos dragões da era do treinador espanhol Julen Lopetegui.
“Temo-nos evidenciado pela nossa mais valia que é o espírito de equipa e coletivismo. No fundo, é uma das imagens de marca da nossa identidade. Também procurar lutar pela vitória”, afirmou Fernando Gomes, que se encontra em Toronto, no Canadá.
O bibota de Ouro em 1982/83 e 1984/85 está no Canadá a acompanhar a comitiva portista num campo de férias da escola de futebol Dragon Force, localizado em Bradford, na província do Ontário.
Segundo Fernando Gomes, a prestação dos dragões esta época tem correspondido às expetativas dos responsáveis do clube.
“Sabíamos as razões para contratar Lopetegui e os jogadores que integram o plantel. Tínhamos consciência do tempo que necessitávamos para que a equipa ganhasse entrosamento, rotinas e confiança. Tem tudo decorrido normalmente. Estamos satisfeitos com o desempenho de todos, naturalmente esperamos, e temos confiança, que até ao final da época tudo continue na mesma (com o FCP na senda das vitórias)”, salientou o antigo ponta-de-lança.
O FC Porto ocupa o segundo lugar, com 61 pontos, menos quatro do que o líder Benfica, e mais oito do que o Sporting, terceiro classificado.
No entanto o bibota, como é conhecido no mundo do futebol, não atira a toalha ao chão, pois “só no final do campeonato é que se fazem as contas”, e o pensamento dos portistas “é vencer todos os jogos”.
Sem querer destacar um jogador que se tenha evidenciado esta época, Fernando Gomes frisou que “têm sido vários os jogadores que se têm realçado no FC Porto”, com a equipa a ser “o pêndulo na base dos sucessos “.
Quanto à aposta de alguns jogadores da cantera portista, onde se tem destacado ao longo desta época Rubén Neves, utilizado em 18 jogos e três na Taça da Liga, Fernando Gomes, sem referir o nome de um jogador específico, sublinhou que há jovens formados no clube que têm surpreendido.
“Temos jogadores jovens nascidos no clube que têm sido uma agradável surpresa, não pelo seu potencial e pelo seu valor, mas sim pela forma natural como se têm imposto no futebol português e na nossa equipa. Vamos continuar a trabalhar com este espírito e com esta vontade”, rematou.
Quanto à presença dos dragões nos quartos de final da Liga dos Campeões, o antigo avançado revelou que os objetivos para aquela competição “já foram alcançados”, mas isso não quer dizer “que o trabalho já está feito” e a equipa “vai lutar para ver onde pode chegar”, prometeu.
Fernando Gomes vai marcar presença esta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, em representação no FC Porto, no sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões. Além dos dragões já estão apurados Real Madrid, o Paris Saint-Germain e Bayern de Munique.
“Já é uma honra estar no meio das oito melhores equipas da Europa de momento, daí que qualquer equipa que saia em ‘sorte’ já será umas das melhores da Europa”, concluiu o dirigente portista.
Relacionados
Add A Comment