É certo que André Silva falou ao jornal “Marca” na semana passada, por ocasião do “Strike Nike”, em Londres, evento no qual participou e em que venceu nomes como Aubameyang (Borússia Dortmund), Mauro Icardi (Inter), Oxlade-Chamberlain e Iwobi (Arsenal), Benteke (Crystal Palace) e Rashford (Manchester Utd), mas para Layún não deixará de ser agradável ouvir tantos elogios, ainda que “a posteriori”. Naquela fase, o avançado quereria motivar o mexicano, que regressou à titularidade contra o Nacional. As palavras chegam agora, depois do golo de livre direto aos madeirenses, mas continuarão a puxar pelo ego do 21 do FC Porto. Layún até pode ser suplente contra o Arouca, mas regressará com a Juventus. E de ego cheio. “Layún é o nosso assistente”, chamou-lhe André. “É o nosso assistente porque faz muitas assistências para golo”, explicou aos espanhóis, menos familiarizados com o termo, mas não com a pontaria do lateral. Alex Telles até é o rei desta temporada (nove), mas Layún mantém-se como referência interna. E isso também o ajudará a motivar para os importantes jogos que se seguem.
André Silva foi ainda convidado para falar sobre os outros mexicanos do plantel. Corona é quem mais o faz rir. “É muito brincalhão e está sempre a divertir-se”, resumiu sobre Tecatito. Já Herrera tem outro tipo de personalidade. Aliás, a braçadeira que usa quando é chamado ao onze diz tudo sobre as suas responsabilidades. “É o nosso capitão e está sempre pronto a ajudar-nos. Nunca nos deita abaixo”, elogiou, seguro de que o FC Porto vale pelo coletivo e de que a maior arma da equipa é precisamente a união do plantel. “Cada um tem a sua personalidade, mas temos um grupo muito unido e muito forte. Nada de confusões, são todos muito amigos. É o que posso dizer”, resumiu.
Resta dizer que André Silva foi procurado pelo jornal “Marca”, na versão mexicana “Claro”, não só porque é colega de tantos mexicanos, mas porque o seu valor já chegou à América Central. “É um tormento para as defesas de Portugal e da Europa. É um avançado muito perigoso, alimentado também pelos mexicanos do FC Porto”, escreve o jornal.