O estranho caso de Rafa Soares
Rafa Soares é um dos jogadores mais promissores a sair da formação do FC Porto nas últimas temporadas. Este ano fez, inclusive, o seu ano de afirmação no Rio Ave onde foi, indiscutivelmente, um dos melhores laterais esquerdos da temporada.
Para o GoalPoint.pt, por exemplo, foi até o melhor lateral esquerdo do último mês de campeonato. Isto tudo só para dar exemplos da qualidade e do talento deste atleta.
No entanto, Rafa Soares não cabe, para Rui Jorge, na Seleção de Sub-21 que irá ao Europeu na Polónia. No seu lugar foi chamado… Pedro Rebocho, do Moreirense.
Mas, como é óbvio, existe uma razão por trás disto tudo. Rafa Soares foi o polémico jogador que, à última da hora, não pode disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano transacto.
O principal problema nesta história é o motivo desse afastamento: o Rio Ave não libertou o jogador por ter uma eliminatória de qualificação para a Liga Europa muito cedo no campeonato.
Que culpa teve Rafa Soares? O jogador, indubitavelmente o melhor lateral esquerdo passível de ser chamado por Rui Jorge, deve ser penalizado por uma decisão do clube que não agradou ao Selecionador? Penaliza, como é óbvio, a qualidade desta Seleção Nacional.
Temos as nossas dúvidas.
+ João Castro