A fabricação de uma “grandeza internacional”, com o Alto Patrocínio da Fly Emirates
Nos últimos dias, a propaganda do regime nacional-benfiquista atingiu níveis historicamente elevados e, muito provavelmente, sem precedentes desde o 25 de Abril de 1974, o que é uma demonstração da sua vitalidade e de como estamos a entrar numa das fases mais sombrias da nossa vida colectiva. É altura, pois, de começarmos a desmontar o esquema urdido no Ministério da Informação Vermelha.
É sempre assim. Os regimes autoritários e nacionalistas, como é o caso do regime nacional-benfiquista, apropriam-se quase sempre de símbolos ou personalidades internacionalmente autorizadas para validarem a sua própria vergonha. Este fenómeno pode ser observado, por exemplo, na Coreia do Norte e na relação que o líder Kim Jong Un estabeleceu com Dennis Rodman, o famoso ex-jogador profissional de basketball da NBA, tal como pode ser observado em Portugal, na forma como o “clube nacional” chamou a si, muito recentemente, Madonna e os seus filhos.
É este o caso que iremos aprofundar.
Foram dias de grande intensidade – uma verdadeira história de amor entre Madonna e Portugal, relatada quase em primeira mão pela comunicação social afecta ao regime – que culminaram, como seria de antever, numa visita ao Estádio da Luz e na conversão da estrela pop ao nacional-benfiquismo. O país rejubila e aplaude euforicamente: “Viva o Benfica! Viva Luís Filipe Vieira! Viva o nacional-benfiquismo! Viva o BPN! Viva o BES! Viva a Promovalor!” E vai mais longe: “os filhos de Madonna cumprem finalmente um sonho de infância e pisam o Seixal! David Banda, Estere e Stella, todos adoptados, eram do Benfica desde pequenos e há muito aguardavam por este grande dia…” – garantem-nos os jornais.
Mas como todos os regimes também este cai de podre, manchado pela vergonha das suas próprias efabulações. Muito recentemente, têm sido divulgadas suspeitas fundadas sobre a associação de Madonna ao Benfica. Aquilo que, para alguns, era uma “verdadeira história de amor”, pode ser, afinal, um golpe de marketing da Fly Emirates, a patrocinadora principal da Turma de Carnide. Quem o defende são observadores de vários países que estiveram atentos a alguns detalhes desta visita da cantora (particularmente desta foto, publicada no seu instagram oficial) e de outras visitas passadas. É que a 22 de Dezembro de 2016, há apenas 6 meses, Madonna e o seu filho visitaram a academia do Paris Saint Germain, na qual David acabou por se inscrever. Segundo a revista Gala, depois de ter entrado no complexo desportivo do campeão francês, o miúdo “não conseguiu mais tirar a camisola do PSG.” O site oficial do clube acrescenta que, para o rapaz, “jogar no Paris Saint Germain se trata de um sonho.” Uma verdadeira história de amor, não acham? De resto, em tudo semelhante à que a comunicação social afecta ao regime benfiquista nos vendeu como original. E ainda mais semelhante, se consideramos que o patrocinador do Paris Saint Germain é… a Fly Emirates, pois claro!
Ignorando as evidências, os mais cépticos dirão que é tudo uma conspiração. É então altura de lembrar o caso de James Harden, o jogador da NBA que surgiu com uma camisola do Benfica porque era, segundo os jornais do regime, “um adepto devoto do campeão português.” Dias mais tarde, veio a descobrir-se que Harden, afinal, surgia frequentemente com camisolas de diversos clubes europeus, como o Real, o Manchester United, o Bayern de Munique e muitos outros, mas todos patrocinados… pela Adidas. Que é – surpresa! – a marca que o patrocina a ele próprio.
Como é óbvio, a comunicação social oficialista tudo fará para ocultar mais este caso. É que a verdadeira propaganda exerce-se em duplo sentido: difusão e ocultação. Por isso, é cada vez mais importante divulgarmos nós o que aqui se torna evidente e que, sem interferir no “jogo jogado”, vicia a consciência colectiva e a percepção da “grandeza” dos clubes. Claro que a “grandeza” internacional de um clube que não ganha títulos internacionais há 56 anos não existe. Simplesmente não existe e tem de ser artificialmente construída, como está aqui a ser.
http://www.psg.fr/en/News/101001/Breaking-News/78409/Madonna-s-son-a-Paris-fan
http://www.gala.fr/l_actu/news_de_stars/madonna_son_fils_david_banda_entraine_par_l_academy_du_psg_382001?utm_source=t.co&utm_medium=referral
http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/james-harden-vestido-a-benfica-afinal-ele-tem-outros-amores-5780954.html