Caso refere-se a uma participação do Sporting em abril de 2017
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, incorre numa pena de suspensão de dois meses a dois anos, podendo a decisão do Conselho de Disciplina da FPF ser conhecido já esta terça-feira, soube O JOGO.
O que está causa? Os factos remontam a 24 de abril de 2017, aquando do Sporting-Benfica, a contar para o campeonato da I Liga. No final do jogo, perante perguntas dos jornalistas, o presidente encarnado comparou Bruno de Carvalho ao ex-presidente do Benfica, Vale e Azevedo.
“As pessoas têm de pensar muito no que estão a fazer. Não podem mandar as pedras e depois esconder as mãos. Há 15 ou 16 anos tivemos, dentro da nossa casa, um mentiroso compulsivo e um demagogo e soubemos recuperar o Benfica e trazê-lo para onde está hoje. Hoje, quando recebi a carta do Sporting, recordei-me desses tempos, de gente populista e mentirosa compulsiva”, disse Vieira já depois de referir-se à morte de um adepto italiano do Sporting na madrugada anterior ao dérbi.
Foi com base nestas declarações, que o Sporting fez a participação ao Conselho de Disciplina, tendo o processo seguido para a Comissão de Instrutores da Liga. Ora, o CI considerou ter havido, de facto, uma infração disciplinar do presidente do Benfica, daí que Luís Filipe Vieira incorra na pena de suspensão que pode ir de dois meses a dois anos. Uma moldura penal que resulta do facto do presidente encarnado ser reincidente.