“De acordo com a crítica especializada, o FC Porto pode ter beneficiado da não marcação de grande penalidade em dois lances do jogo contra o Belenenses, com eventual impacto no resultado final.
Porque nós, portistas, somos diferentes dos cartilheiros desonestos que se sujeitam ao papel de meras marionetas da propaganda do regime, falamos sem problema desses casos e até admitimos a possibilidade de termos saído, de facto, beneficiados, mesmo considerando que o jogo teve outros lances – menos decisivos, é certo – em que fomos prejudicados.
Não aceitamos, no entanto, que se utilize um jogo (e dois lances em concreto) em que o FC Porto poderá ter saído beneficiado de erros de arbitragem para extrapolar conclusões insultuosas em relação à nossa liderança. O FC Porto é líder porque foi, até ao momento, muito melhor do que os seus rivais. É líder contra tudo e contra todos, ultrapassando sucessivas dificuldades que apenas legitimam a sua condição. É líder à custa do seu próprio esforço e dos grandes jogos que protagonizou.
Façamos um balanço dos principais lances polémicos ao longo da época, até ao momento, de acordo com a mesma crítica especializada que considerou terem existido dois penáltis por assinalar no jogo de ontem:
FC Porto
1. Penálti por assinalar a favor do FC Porto no jogo contra o Estoril.
2. Penálti por assinalar a favor do FC Porto no jogo contra o Tondela.
3. Penálti por assinalar a favor do FC Porto no jogo contra o Moreirense.
4. Penálti por assinalar a favor do FC Porto no jogo contra o Braga.
5. Penálti por assinalar a favor do FC Porto no jogo contra o Paços.
6. Dois penáltis por assinalar contra o FC Porto no jogo contra o Belenenses.
Benfica
1. Golo mal anulado ao Braga no jogo da primeira jornada.
2. Expulsão poupada a Eliseu no jogo contra o Chaves.
3. Expulsão poupada a Eliseu no jogo contra o Belenenses.
4. Expulsão poupada a Eliseu no jogo contra o Rio Ave.
5. Expulsão poupada a Pizzi no jogo contra o Rio Ave.
6. Penálti inexistente assinalado a favor do Benfica no jogo contra o Rio Ave (com impacto no resultado final).
7. Penálti inexistente assinalado a favor do Benfica no jogo contra o Portimonense (com impacto no resultado final).
8. Foi mal expulso um adversário do Benfica no jogo contra o Portimonense.
9. Foi marcado um golo irregular no jogo contra o Boavista, precedido de falta de Luisão.
10. Foi assinalado um penálti inexistente a favor do Benfica no jogo contra o Desportivo das Aves.
11. Penálti por assinalar a favor do Benfica no jogo contra o Feirense.
12. Pode ter ficado um penálti por assinalar contra o Benfica no jogo contra o Feirense (impossível ter certezas, devido à manipulação da transmissão pela BTV).
Sporting
1. Penálti inexistente assinalado a favor do Sporting no jogo contra o Setúbal (com impacto no resultado).
2. Penálti por assinalar a favor do Sporting no jogo contra o Chaves.
3. Golo da vitória contra o Rio Ave foi marcado em fora-de-jogo.
O balanço é claro: o FC Porto foi prejudicado em cinco penáltis e pode ter sido beneficiado em dois; em dez jornadas, o Benfica já beneficiou de erros graves a seu favor em pelo menos sete jogos, devendo aos árbitros o facto de conseguir estar neste momento em terceiro lugar; o Sporting já foi beneficiado em dois jogos com impacto direto no resultado, tendo sido prejudicado, por exemplo, contra o Chaves.
Ao longo de um campeonato com 34 jornadas, todos as equipas, sem excepção, a dado momento beneficiam de erros a seu favor e a dado momento beneficiam de erros contra si. Isso é normal. Mas há números que são anormais. Não é normal que o FC Porto já tenha sido prejudicado em cinco jogos, com lances tão flagrantes como o do Estoril, que quase terminava com um nariz partido. Não é normal que o Benfica já tenha sido beneficiado em sete jogos. E é aqui que é preciso sublinhar uma diferença fundamental: enquanto o FC Porto e o Sporting podem ter sido pontualmente beneficiados por força de erros dos árbitros, o Benfica é sistematicamente favorecidos graças a um sistema de controlo e condicionamento que vicia e atua recorrentemente a seu favor e contra os seus adversários diretos.
Tendo em conta este panorama, não aceitaremos que a imprensa controlada pelos vigaristas que têm a Polícia Judiciária dentro de portas a investigar crimes de corrupção praticados ao longo dos últimos anos distorça a realidade das 11 primeiras jornadas desta Liga: como de costume, ninguém foi tão prejudicado como o FC Porto; como de costume, ninguém foi tão beneficiado como o Benfica.
“
Relacionados
Add A Comment