O segundo jogo da Final Four da Taça da Liga coloca frente a frente dois dos grandes do futebol português. O zerozero apresenta-lhe as principais curiosidades do duelo entre leões e dragões.
Sporting e FC Porto, dois dos mais históricos clubes portugueses, vão defrontar-se pela 227.ª vez, num duelo onde o equilíbrio não podia ser maior: cada equipa soma 81 vitórias, registando-se ainda 64 empates.
Na Taça da Liga, este é o terceiro jogo entre as duas equipas, aqui com vantagem dos leões: vitória por 4×1 em 2008/09 e empate sem golos em 2013/14. Ambos os jogos foram disputados em Alvalade.
Nos tempos mais recentes, o Sporting apresenta vantagem sobre o FC Porto: nos 10 últimos jogos entre as duas equipas, os leões venceram por cinco vezes, contra apenas dois triunfos dos dragões.
Nos duelos entre as duas equipas em campo neutro, a vantagem do Sporting sobre o FC Porto é clara: em 11 jogos, venceu seis, enquanto os portistas só sorriram no final do jogo por duas vezes.
O último jogo entre as duas equipas em campo neutro foi em 2008/09. No Estádio do Algarve, em jogo da Supertaça, o Sporting venceu por 2×0, com um bis de Yannick Djaló.
A última vez que as duas equipas se encontraram numa fase a eliminar de uma competição foi em outubro de 2014. Em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, o Sporting venceu no Estádio do Dragão por 1×3.
O Sporting não perde há 10 jogos (sete vitórias e três empates).
Os leões ainda não perderam em competições nacionais: em 26 jogos, somam 19 vitórias e sete empates.
O Sporting só ganhou um dos quatro últimos jogos da Taça da Liga.
Nos três últimos jogos na Taça da Liga frente a adversários do primeiro escalão, o Sporting não ganhou.
Esta é a quarta vez que o Sporting joga as meias-finais da Taça da Liga (exclui-se aqui a época 2007/08, em que as meias-finais eram numa fase de grupos e não fase eliminatória). Qualificou-se uma vez (precisamente frente ao FC Porto) e foi eliminado por duas vezes.
O Sporting disputou dois jogos em campo neutro na Taça da Liga, as finais da prova em 2008 e 2009, com o resultado a ser o mesmo em ambos os jogos: empate no final dos 90 minutos, derrota dos leões nos desempates por grandes penalidades.
O FC Porto soma 10 vitórias consecutivas, num total de 19 jogos sem perder.
Tal como o Sporting, também o FC Porto está invicto em competições nacionais: 25 jogos, 21 vitórias e quatro empates.
Esta é a sétima vez que o FC Porto disputa as meias-finais da Taça da Liga, apresentando um saldo negativo: quatro eliminações e apenas duas qualificações.
O FC Porto ainda não ganhou a nenhum dos outros chamados grandes do futebol português: em cinco jogos, soma dois empates e três derrotas.
Os portistas perderam os dois jogos que realizaram em campo neutro na Taça da Liga (as finais de 2010 e 2013)
Esta é a segunda vez que Sérgio Conceição e Jorge Jesus se defrontam num jogo a eliminar. Em 2014/15, o SC Braga (de Conceição) levou a melhor sobre o Benfica (de Jesus) no Estádio da Luz, ganhando por 1×2, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal.
Peyroteo é, de longe, o maior goleador do Clássico entre leões e dragões. O lendário avançado do Sporting marcou 23 golos em 25 jogos. Seguem-se Albano, João Cruz e Pinga, com 14 golos.
Virgílio, o Leão de Génova, é o jogador com mais clássicos entre Sporting e FC Porto disputados: o antigo jogador do FC Porto entrou em campo por 39 vezes.
Fonte: zerozero.pt