“O Mourinho quando chegou ao Porto reduziu o tempo de treino e eu ficava mais cansado… isso não existia.” Cândido Costa, atual adjunto do Cesarense, é o novo convidado do “Entrelinhas”.
Quando assinou pelo FCP
“O coração portista falou mais alto. Assinei pelo Porto, julgo, por seis anos sem saber quanto ia ganhar. Só assinei a parte de cima dos cabeçalhos. Saí de lá sem a cópia também. Aí sim, uma paixão, emoção, o adepto, o concretizar de um sonho, o realizar de uma infância com os cromos do Porto colecionados e colados na cama. Relembrar quando jogava com os meus amigos ‘Kostadinov, finta aquele, agora finta aquele… eiii, Domingos Paciência faz a tradicional finta'”.
As diferenças entre Mourinho e Jesus
“[Dás] dois textos exatamente iguais, os mesmos pontos de exclamação, a mesma ortografia. Pedes ao Mourinho e Jorge Jesus para lerem. Terminado a leitura do José Mourinho estás quebrado emocionalmente. Estás recetivo a qualquer coisa. Apetece-te dar o braço ao teu colega de equipa. A perna está a tremer. Estás a ferver por dentro, em ebulição. Queres jogar, queres dar tudo pela equipa, sujeito à lesão. Aumenta o teu sentimento de pertença com a equipa. O mister Jorge Jesus acaba de ler o mesmo texto… estás-te a rir. Mas isto não quer dizer que não seja um enorme treinador. O trabalho na semana é muito importante e esse trabalho, no que diz respeito a Jorge Jesus, é fenomenal.”
A inovação de José Mourinho
“O Mourinho quando chegou ao Porto reduziu o tempo de treino e eu ficava mais cansado… isso não existia. Eram treinos de duas horas e passou a fazer treinos de 40 minutos. Eu chegava morto ao balneário. Mudou forma e contexto. A organização dele era uma coisa impressionante. Foi ele que trouxe os coletes já no cesto, o campo todo montadinho…”
Elogios a Sérgio Conceição
“É o principal responsável pelo jogo jogado, o principal responsável pelo Sérgio Oliveira, não tenho qualquer dúvida; é o principal responsável pelo Ricardo, Reyes, que nunca ninguém o viu assim, se quiseres José Sá. Já nem falo de Marega; a continuidade de Aboubakar, o comportamento defensivo de Brahimi. Corona… O que há aqui é um treinador que está a fazer um excelente trabalho. (…) Sérgio Conceição tem ali muito alicerçado muito FC Porto, pela forma como comunica, sente, é mais condizente com a percentagem mais elevada de adeptos do FC Porto. Com ADN do FCP.”