«O FC Porto não quer dar palpites sobre as nomeações, porque não é assunto que nos diga respeito, mas o FC Porto quer gente competente a tratar das nomeações. Vítor Pereira só tem um caminho, que é apresentar a demissão e dar o lugar a quem faça as nomeações de forma competente e isenta».
Experiência: 0
O FC Porto reagiu assim, no Dragões Diário, à carta enviada por Vítor Pereira a Pedro Proença, depois de este ganhar as eleições para a LPFP, dizendo que queria «debater o processo de nomeações e os respetivos critérios». Faz sentido que o FC Porto não queira debater soluções com quem não é competente para o cargo que ocupa. Mas enquanto isso, Vítor Pereira ri-se e abre o campeonato 2015-2016 com uma nomeação feita com o vizinho do indicador e do anelar bem levantado.
Fábio Veríssimo vai apitar o FC Porto vs. Vitória de Guimarães. Quem é Fábio Veríssimo? Um jovem árbitro de 32 anos que nunca apitou nenhum jogo de FC Porto, Benfica, Sporting, nem sequer do Sporting de Braga. Não surpreende, tendo em conta que em novembro estava a arbitrar nos distritais. Mas tal como Tiago Martins (o jovem prodígio que vai apitar o jogo do Benfica), foi promovido a internacional sem experiência e contra as diretrizes da FIFA.
Vítor Pereira destaca os seus dois meninos de ouro para abrirem a época a apitar os jogos do 1º e 2º classificados da época passada. Mas calma, desta vez Vítor Pereira teve «critério» na nomeação. Uma das grandes expectativas para a nova época será ver quantos cartões verá Maxi Pereira e estabelecer o paralelismo com os tempos em que jogou no Benfica. Então qual é o presentinho de Vítor Pereira para a 1º jornada? O árbitro que mais cartões mostra em Portugal: Fábio Veríssimo.
Fábio Veríssimo mostrou, na última época, 232 cartões, o recorde em Portugal. Mostrou uma média de 6,5 cartões por jogo e em 48% dos seus jogos houve pelo menos uma expulsão. Um árbitro que, fruto da sua tamanha inexperiência e juventude, não tem estaleca para segurar jogos intensos, desata a mostrar cartões sem nexo e não consegue manter um jogo sob controlo. Extremamente apropriado para segurar um FC Porto vs. Vitória de Guimarães, sem dúvida.
O FC Porto ainda não começou o campeonato, mas o campeonato já começou. Com os mesmos ingredientes que ajudaram a que o Benfica fosse bicampeão em 2014-2015.
O que achas disto Portista?