Maxi Pereira faz o balanço de três épocas e confessa-se aliviado por ter conseguido ser campeão. O espírito no balneário foi o segredo
Balanço das três épocas no FC Porto: “O primeiro ano não correu como esperávamos. Tínhamos formado uma equipa forte e fizemos uma primeira volta muito boa, mas na segunda tivemos alguns jogos em que cometemos erros e isso custou-nos caro. Na segunda época foi semelhante. O terceiro ano foi o mais importante, o mais lindo, por tudo o que passámos e pela forma como terminou. Sentia que devia algo ao clube, que confiou tanto em mim, e não conquistar um título no FC Porto seria duro.”
Primeiro título pelo FC Porto: “Estava há dois anos no FC Porto e não tínhamos conquistado títulos. Não é normal num clube como o FC Porto. Cheguei com muita ambição, sentia que o clube tinha apostado muito em mim e sentia que devia algo ao FC Porto. Foi um grande alívio para mim ter a sensação de que tínhamos conseguido. Senti que me saiu um peso de cima dos ombros”
Segredo para a conquista: “O espírito que se criou no balneário foi a base para o sucesso. Em cada resultado menos bom que tivemos, a equipa soube ter humildade e maturidade para se levantar. Aconteceu contra o Belenenses ou o Paços de Ferreira, por exemplo. Tínhamos feito sete meses espetaculares e sabíamos que com um único erro podíamos perder a Liga. Procuramos manter a nossa força, a nossa confiança e ter os 25/26 jogadores preparados para dar o seu contributo. Essa mentalidade vencedora foi fundamental para a conquista do título”
Pouca utilização: “Foi o ano em que joguei menos, mas essa vontade de jogar, essa determinação, era comum a todos os jogadores e essa pressão era boa para os titulares, que sentiam que tinham atrás de si outros jogadores determinados, chateados por não jogarem. Isso é fundamental”
Festa do título no hotel: “Foi lindo, porque nada estava preparado, tudo aconteceu naturalmente, começaram a chegar os adeptos, as nossas famílias… foi muito emocionante, muito bonito sentir os adeptos tão perto de nós. Foi uma loucura”