Ainda bem que existem sites como o zerozero.pt que metem este mentiroso num bolso:
Benfica em queda no ranking da UEFA: “Não vamos responder com o copo meio cheio ou meio vazio. Não diria que é o que mais me atormenta ou preocupa, não diria assim. Agora parece que a qualquer jogo que exista vamos buscar o histórico. Mas isso é de seis meses, um ano, 10 anos, 25?… Sabem quem é o treinador que tem mais vitórias na Liga dos Campeões em menor número de jogos? Eu poupo-vos o trabalho: sou eu. Jogámos agora contra uma equipa difícil. Há uns dias era a equipa sensação porque foi à Alemanha e empatou com o Bayern. Agora já não presta? No ano passado não correu bem [na Champions], mas há dois e três já correu… Em 25 anos, foram cinco as vezes em que o Benfica passou e duas delas foram connosco. O treinador com mais vitórias no rácio de jogos sou eu. O que é que vos posso dizer em relação ao ranking? Pela forma como trabalharam, os meus jogadores mereciam a vitória. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. Parece-me justo que passemos ao jogo com o Belenenses, de amanhã [sábado]”.
O treinador das águias puxou dos galões para defender a sua teoria, mas os números provam que Rui Vitória está errado e os mesmos podem ser consultados no zerozero.
Neste arranque para a quarta temporada a comandar as águias, Vitória soma nove vitórias, três empates e 14 derrotas, em 26 jogos na Liga dos Campeões (34.62%), sendo o segundo treinador com mais jogos na fase de grupos ao serviço do Benfica, apenas atrás de Jesus, que contabilizou 12 vitórias, oito empates e 14 derrotas, em 34 jogos (35.29%). Logo aí, a teoria cai por terra.
Mesmo acrescentando os jogos realizados na fase de qualificação para a prova milionária a estas contas, os dois treinadores apresentam o mesmo saldo: duas vitórias e dois empates. Portanto, o rácio não melhora.
Em termos globais, tal como pode ser visto no quadro abaixo, que apresentam o rácio de vitórias por jogos dos treinadores que defenderam o Benfica na Champions, Rui Vitória surge na… 16.ª posição.
Se a análise for o sucesso do Benfica na fase de grupos, Rui Vitória é o segundo mais bem sucedido na fase de grupos da Champions (desde 2005/06) com duas passagens em três presenças (66,7%), atrás de Ronald Koeman que passou a única fase de grupos em que participou (100%), e à frente, por exemplo, de Jorge Jesus que participou em cinco, mas só passou numa (20%).