há 4 minutos
Sobre o papel dos empresários: “Os empresários são importantes para os clubes e para as suas finanças, como o Jorge Mendes, e não há nenhum clube que diga que ele estragou um negócio, mas há outros que, com a sua ganância, exigem ganhar o mesmo que os jogadores. Não quero estar a explicitar, mas neste mercado isso já aconteceu”.
28 set22:14
há 4 minutos
Saídas dos jovens: “Saíram o Fábio Silva e o Vítor Ferreira, mas não cedemos nenhum jogador daquele núcleo de 15/16 jogadores que consideramos indispensáveis, mas não podemos é evitar que um clube chegue aqui e pague a cláusula de rescisão”.
28 set22:13
há 5 minutos
“Não é convivência indesejada, Lembro-me de estar numa reunião de presidentes, ainda era o Laporte presidente do Barcelona, ele disse que o FC Porto era único clube que ganhava e não era recebido na câmara. Contou histórias que ia levar os jogadores ao estádio após uma vitória europeia e o alcaide não deixou, quis que fossem primeiro à câmara porque era uma vitória de todos. Senti um bocado de vergonha. Nunca fiz nenhum negócio com a câmara”.
28 set22:12
há 6 minutos
Relações com a câmara? “As normais, que qualquer clube tem com qualquer presidente da câmara que seja normal. Já tivemos uma anormal com o qual não tivemos qualquer relação. Qualquer jornal e um clube presididos por gente normal, tem relações normais. Quando qualquer clube de Lisboa ganha qualquer prova é recebido na câmara e muito bem, Braga também e muito bem, quando o FC Porto, agora com Rui Moreira e antes com Fernando Gomes, ganha e é recebido na câmara, isso é normal”.
28 set21:59
há 19 minutos
Sobre o apoio de António Costa a Luís Filipe Vieira: “Não me surpreendeu. Ele sempre o apoiou. Admira-me é que já não estejam lá alguns, se calhar no Banco de Portugal não é permitido. O Governo está sempre a meter tantos milhões no banco que, se calhar, como o presidente do Benfica deve tantos milhões à banca, não tem significado”.
28 set21:59
há 19 minutos
“Os clubes continuam a pagar os impostos, mas não têm receitas. Sem bilheteira e sem os lugares anuais, temos um prejuízo de 27. Se não pagarmos vêm logo as multas e as ameaças. Este Governo vai ficar ligado à falência do futebol e do desporto”.
28 set21:52
há 26 minutos
“Não há incongruência, há incompetência. O Secretário de Estado do Desporto vem dizer que o problema vai ser resolvido, mas depois vem uma senhora [Graça Freitas] que diz o contrário. A epidemia não aumentou por causa do futebol. Só em Portugal é que não há público nos estádios. Até nos Açores já há adeptos nos estádios e não se vê aumentar o número de casos de infetados. Abriram restaurantes, cinemas, touradas e espetáculos com milhares de pessoas, mas só o futebol é que não”.
28 set21:52
há 26 minutos
“Nas touradas o espaço está cheio, nem lugar de intervalo deixam. Embicaram com o futebol. Em tempos gabaram-se do milagre em Portugal, agora o milagre desapareceu. E a culpa é do futebol? Se milagre se transformou num pesadelo ou pecado mortal, se calhar é pelas touradas, cinemas abertos, concertos em recintos fechados ou humoristas em espetáculos… E o futebol é que paga?”
28 set21:51
há 27 minutos
Quanto à ausência de público nos estádios: “Não sei se falo sozinho ou não. Quando estou com as pessoas todas me dizem que tenho razão, que tenho que fazer alguma coisa. Mas depreendo que pode acontecer porque muitos me dizem. Acho inadmissível o que está a acontecer e há falta de sensibilidade da parte de quem manda no Desporto e de quem está na DGS e não sabe o que é o desporto, daí ser ridículo aceitar que os camarotes têm que estar vazios. Nem que fosse uma pessoa em cada camarote de 100 lugares”.
28 set21:50
há 28 minutos
“Temos muito orgulho em poder dizer que abrangemos o país de Norte a sul, mas não queremos perder as nossas características de clube do Norte e da cidade do Porto. Mas queremos ter adeptos e e simpatizantes em toda a parte. Curiosamente hoje o Dragão de ouro foi atribuído por unanimidade à Casa do FC Porto em Lisboa, porque tem uma atividade muito grande. E nós queremos essas pessoas tanto como as que são do Porto. Todas são bem vindas, desde que tenham o espírito do Dragão e demonstrem que amam o FC Porto”.
28 set21:50
há 28 minutos
“Mais sócios agora? Uma criança começa a ouvir falar de futebol, vê um clube a ganhar, a ter festas, vitórias internacionais… um clube conquista essa simpatia. Isso teve muita influência, bem como o dinamismo que se tentou incutir. O FC Porto, sendo hoje um clube, não nacional, mas internacional, isso obviamente atrai simpatia e atenção de toda a gente”.
28 set21:48
há 30 minutos
“Virar de página comigo? Foi uma luta que travámos. Quando entrei com o Pedroto, o FC Porto era dominado pelo centralismo. Agora também, há, mas talvez haja menos descaramento. Há mais cobertura dos órgãos de comunicação, até porque são mais, alguns de menor qualidade. Na altura era um fatalismo, Lisboa mandava e tínhamos que aceitar. Mas nós lutamos contra isso. O 25 de abril mudou muita coisa e veio repor a verdade em muitas coisas, uma delas o futebol”.
28 set21:47
há 31 minutos
“A minha vontade é que o Sérgio Conceição continue. Vamos deixar passar este período, mas depois da tempestade vem a bonança. Em três anos ganhámos dois campeonatos e é justo que ele continue no FC Porto com tempos mais fáceis. Desejo que continue no FC Porto”.
28 set21:43
há 35 minutos
“Tenho pelo Sérgio Conceição uma amizade fraterna. Não digo que o vejo como filho, porque os pais são insubstituíveis, e ainda hoje ele falou deles com emoção, mas tenho uma grande admiração por ele. É de um rigor extremo, mas sempre com racionalidade, interesse e colocando sempre os interesses do FC Porto acima de tudo”.
28 set21:42
há 35 minutos
“Não há pessoas iguais. Quando comparo Sérgio Conceição com José Maria Pedroto, naturalmente que tenho de considerar que é elogioso para o Sérgio Conceição. É aquilo que tenho constatado por aquilo que convivi com os dois.”
28 set21:41
há 37 minutos
“Sérgio Conceição? Vamos deixar passar este período e temos combinado um diálogo”, afirmou.