A derrota com o Dínamo de Kiev complicou bastante as contas do FC Porto na Liga dos Campeões. Os dragões apenas precisavam de empatar com os ucranianos para seguir em frente, mas perderam e, ainda pior, por 0-2 – é que o segundo golo impede a equipa de Lopetegui de empatar em Londres sem ajuda do Maccabi.
Nesta altura, Chelsea e FC Porto têm ambos 10 pontos e o Dínamo menos dois. A formação de Kiev defronta o Maccabi na última jornada. Se vencer, fará 11 pontos e garante automaticamente o apuramento; qualquer outro resultado deixará os ucranianos de fora.
Por isso, todos as possibilidades que se seguem serão com base na vitória do Dínamo Kiev sobre o Maccabi.
Se o FC Porto vencer em Stamford Bridge, apura-se como primeiro do grupo, com 13 pontos. O Dínamo será segundo, com 11, e o Chelsea ficará pelo caminho, com 10.
Se perder, o FC Porto ficará automaticamente de fora. Manterá os atuais 10 pontos, contra 13 do Chelsea e 11 do Dínamo.
Se empatar, então o grupo terminará com um empate a três, a 11 pontos. O primeiro critério de desempate é o número de pontos obtidos no confronto entre as equipas em igualdade. Aí, continuará o empate, pois todas terão 5 pontos. Aplica-se o segundo critério, que é a diferença de golos nos jogos entre si. E é aí que o FC Porto tem desvantagem por ter perdido por dois golos de diferença a partida desta terça-feira.
Nesta altura, e olhando apenas para este ‘campeonato’ a três, o FC Porto tem um saldo de golos de 4-5, enquanto o Dínamo tem 5-4 e o Chelsea 3-3. O empate em Londres fará com que as diferenças de golos não se alterem; logo, o FC Porto será sempre a única das três equipas com saldo negativo neste minicampeonato.
Se tivesse perdido apenas por um golo de diferença, FC Porto e Dínamo iriam para a última jornada com 4-4 em golos, ficando o Chelsea com 3-3. Aí, no mesmo cenário de empate em Londres e no grupo, o FC Porto teria sempre vantagem pelo menos em relação ao Chelsea.
Fonte: Record