“A prova real que o Benfica é o clube que mais vende no Mundo” … “Um negócio histórico sem precedentes em Portugal” … “A marca Benfica é maior do que o país!”.
Abriram-se telejornais, desfilaram capas de jornais em jeito de modelos da Victoria Secret, fizeram-se super-reportagens especiais onde se foi a buscar a mística inapagável dos tempos de Eusébio, o amor popular pelo Benfica e como um clube português assumia-se como rei negocial no espaço, uma loucura meus amigos, uma loucura!
O Benfica, no inicio do mês, fazia um negócio que ficaria escrito nos périplos da história mundial, sim mundial! Honestamente, cheguei a pensar que no dia em que fechasse as portas, a NOS seria a primeira marca a ser sepultada no Panteão Nacional.
Amor , grandeza incomparável, isto é o Benfica de todos nós! Os paineleiros da televisão vibraram, os iluminados adeptos encheram-se de vaidade pelas redes sociais e para todos nós que absorvemos informação, sobrou uma conclusão …
O Benfica é o maior colosso negocial da história da humanidade. Chegou o Natal e, no seio da união familiar, a conversa sobre o ópio do povo tinha de vir á baila. De garrafão na mão uns falaram com a voz acima de todos na marca Mundial que é o Benfica e, outros de rabanada na mão, afirmaram que Portugal é paisagem e Benfica, nada mais.
O problema, é que existem rabanadas que sabem a rabanete e vinho que com sabor a água destilada e, após um Natal onde se inchou estômago e os rins, os aráutos da verdade não contavam com um pequeno pormenor, o inchaço na cabeça.
Sim, na ressaca natalícia, o FC Porto, o clube de bairro, o clube pequeno e sem expressão Europeia e Mundial fecha um acordo de 457 milhões de euros com a MEO. Um contrato que inclui a cedência dos direitos televisivos dos Dragões por 10 anos bem como o Direito de Exploração Comercial de Espaços Publicitários no Estádio do Dragão, a publicidade na camisola por 7 anos e meio e a exclusividade do Porto Canal durante 12.
Rapidamente, insurgiram-se aqueles ainda sob o efeito do álcool ou de substâncias psico-trópicas
– “Nem de perto nem longe alcança o acordo do Benfica, mas para um clube de bairro não está mau!!”
– “O acordo do Benfica é bastante melhor, pois o Benfica recebe os patrocínios da Fly Emirates o que lhe permite superar imenso o Porto!!”
Mas … Mas … Será assim meus amigos? Ou a máquina trituradora (ou Manto Protetor como alguns lhe chamam) mais uma vez veio para cegar o Zé Povinho borrachola? Esmiuçemos então …
A NOS pagará ao Benfica 400 milhões de euros, sendo que 75% desse valor corresponde á transmissão dos jogos do clube e 25 % por cento á distribuição exclusiva da BTV. Como sabem, a BTV comprou os direitos das Ligas Inglesa, Francesa, Italiana além de outros eventos desportivos.
Como não sabem, porque parece que ninguém vos quer dizer, comprar algo, significa investir dinheiro, o que para retirar a exclusividade á SportTV não terá sido pouco. Só a Premier League estimam-se que tenham sido 2,6 milhões/ano. Durante anos, a BTV foi acumulando dívidas e prejuízos e parte desses 25% do mega negócio com a NOS servirão para tapar esse buraco.
O Porto Canal nunca comprou direitos de coisa alguma, nunca se envolveu nestes negócios que aos olhos de todos são giros e fofinhos mas que na realidade não representam despesa, logo não representam prejuízo avultado e não fazem do canal um ativo supostamente comparável com a BTV . Sim, a BTV, valia muito mais do que o Porto Canal, mas vendeu a sua exclusividade e principalmente os seus conteúdos a um preço semelhante.
Depois existe o contrato com a Fly Emirates, patrocinador das camisolas, cifrado entre os 6 e os 8 milhões/ano dependendo de objetivos. Ora, o clube de bairro, passa a ter o patrocínio da MEO nas suas camisolas por 7,6 milhões de euros anuais … fixos! Sim, fixos! Os jogos do FC Porto valerão 40 milhões de ano por época, quando os jogos do Colosso Mundial valem 30!
Como sempre, não haverão super-reportagens especiais, não existirão capas com pompa e circunstância e o negócio FC Porto/MEO será digno de uma nota de rodapé.
Surgirão os jornalistas isentos (expressão errada, peço desculpa, todos os jornalistas são isentos certo?) reforçando que o acordo do FC Porto aproxima-se mas não bate os valores do acordo do Benfica com a NOS, espalhar-se-á uma onda de terrorismo nas redes sociais gritando que o negócio do FC Porto com a MEO até foi jeitosinho, mas longe dos valores do Benfica “Porque, porque, porque … o Benfica recebe da Emirates por fora e são muitos milhões e, e, e não vendemos a exploração da publicidade no estádio bla bla bla!!!!”
A verdade é que nós não precisamos disso e esta corrupção na comunicação social portuguesa continuará a alimentar a nossa vontade em vencer cada vez mais.
Na verdade não há aproximação entre os acordos, pois o negócio do FC Porto com a MEO é bastante melhor do que o negócio Benfica/NOS. Em toda a largura, no valor das transmissões, no valor monetário dos conteúdos do Porto Canal face á BTV e até no patrocínio das camisolas.
A 10 de Dezembro dizia Luis Filipe Vieira:- “ Não será de maneira nenhuma um retrocesso. A marca Benfica é maior do que o país“ …
Hoje, faz-se silencio e esmorece a vida no intimo do presidente do Sport Lisboa e Benfica, sobraram as trevas e a dose de karma, pois se a marca Benfica é maior do que o país, hoje temos a certeza absoluta que o FC Porto não é uma marca maior do que o País, é uma marca única e exclusivamente Mundial. Pinto da Costa pode sentir muita coisa, mas o que ele garantidamente sente é “Saber negociar é exclusivamente MEO!”
Boas entradas a todos 🙂