Na manhã deste domingo fomos mais uma vez brindados com um exemplo do jornalismo rasca que se faz em Portugal.
Neste cantinho á beira mar plantado, há muito que alguns se inspiraram no pior que os tablóides ingleses representam e meteram na gaveta as mais elementares regras do rigor e deontologia que um qualquer jornalista deve ter quando ostenta a sua carteira profissional.
Começa a ser absurda, mas até ligeiramente cómica, a falta de noção do ridículo que o Correio da Manhã, através da sua linha editorial, nos vai brindando dia após dia, semana após semana, caso após caso. Não somos só nós que o achamos….perguntem ao Sr. Dr. João Araújo (advogado do ex-primeiro ministro José Sócrates) o que ele tem a dizer sobre o jornal da Cofina e seguramente que ele não nos deixará ficar mal.
Desta vez, quando até se constava que havia uma recolha de fundos para ajudar na ceia de Natal do seu diretor (será que a penhora do seu salário já foi levantada em virtude do processo de difamação que lhe foi movido?), o tablóide tuga, em mais uma das suas conclusões brilhantes, anuncia que o líder dos Super Dragões foi apanhado numa rede de tráfico de droga…fantástico! Depois de terem noticiado que tinha sido apanhado na operação Fenix (ainda só o CM sabe ao que se refere pois o Fernando Madureira continua sem ser contactado por nenhuma autoridade sobre o tema), desta vez o ridículo subiu de tom.
Vamos lá aos factos:
1) No passado dia 24 de Dezembro, no âmbito de uma operação policial que naturalmente desconhecemos (os violadores do segredo de justiça não moram por estas bandas!), um elemento dos Super Dragões, que acompanha a claque e apoio o clube a nível interno e internacional, foi detido.
2) As acusações de que será alvo, apenas a polícia e os tribunais serão neste momento conhecedores. As actividades do Vítor do Ouro na sua vida privada, apenas a ele dizem respeito, e não cabe aos Super Dragões ou ao seu líder, fazerem investigações ou análises a essas actividades extra-claque. Todos temos apresso e respeito pelo Vítor e cabe apenas aos tribunais a análise á sua conduta
3) O contacto existente entre ele e o Fernando Madureira é o normal entre pessoas que se conhecem há muitos anos e que frequentam os Super Dragões regularmente. Poder daí inferir que existem relações em eventuais negócios, sejam eles quais forem, é um raciocínio só ao alcance de mentes brilhantes como aquelas que habitam na redação do CM.
4) Na manhã do dia 26 de Dezembro, o Fernando Madureira ausentou-se do país na companhia da sua família, fazendo uma viagem há muito marcada. Ora, se efectivamente existissem indícios de qualquer conduta menos clara, estranho seria que as autoridades policiais tivessem permitido que a mesma se tivesse consumado, ao invés de o questionar e\ou impedir de sair do país.
5) Até ao presente momento, não existiu contacto de espécie alguma por parte da Polícia com o líder dos Super Dragões, referente a este ou outro qualquer caso. É caso para perguntar, como pode alguém ser “apanhado” numa rede de tráfico de droga e não ser sequer abordado pela Polícia? Perguntam ao CM! É que ninguém da redação do tablóide tuga se deu ao trabalho de sequer questionar o Fernando sobre este tema, ao contrário do ocorrido em tantas outras situações.
Estas notícias não são surpreendentes e mantêm sempre uma determinada linha: ataque ao FC Porto e todos os que o rodeiam, por oposição a um aparente proteccionismo e branqueamento bacôco de tudo o que se passa algures numa freguesia da capital do império.
Onde tễm andado as investigações do CM ao processo “Porta 18”? Num jornalismo de investigação como os próprios gostam de se auto-intitular, ainda não chegaram a quaisquer conclusões, a não ser que o presidente do 5lb nada tinha a ver com o processo? Estranho!
E não será igualmente estranho que durante a campanha para o último acto eleitoral desse clube, tenha sido publicado um artigo relativo ao candidato que concorria contra Luís Filipe Vieira, no qual se falavam em dívidas desse candidato, artigo que se veio a revelar falso e que gerou um processo por difamação, tendo redondado na tal penhora do salário do diretor e de mais 2 jornalistas desse jornal?
E será igualmente coincidência que hoje tenha sido publicada esta notícia relativa ao líder dos Super Dragões, precisamente no dia em que o nosso clube anunciou o maior contrato da história do desporto português, o qual não mereceu honras de 1.ª página deste jornal, ao contrário do ocorrido quando Luís Filipe Viera anunciou aquele que á data era o maior contrato realizado em Portugal? Ao invés disso, o jornal desportivo do grupo Cofina faz hoje 1.ª página com uma entrevista a um ex-internacional espanhol cuja “frase chave” é que Gaitan pode jogar em qualquer clube da vizinha Espanha….pelos vistos todos o sabem, menos aqueles que decidem e que ainda na época passada preferiram deixar nos cofres do Dragão 35 milhões por Jackson e 31,5 milhões por Danilo, por exemplo!
Curioso é também o ódio visceral que o CM parece ter criado em relação á família de Fernando Madureira, isto depois da sua esposa ter sido comentadora do CM TV durante anos e da referida estação televisiva ter feito uma reportagem detalhada com os Super Dragões antes do clássico da época passada com o Sporting. Ou será que o “virar decostas” de Sandra Madureira á CM TV deixou marcas e ódios por aquelas bandas?
Deixamos tudo como questões, pois ao contrário do Correio da Manhã, só afirmamos o que quer que seja quando temos certezas.
De uma coisa temos a certeza: nada abala e nos distrai da nossa principal missão que é apoiar em qualquer lado, em qualquer estádio, em qualquer pavilhão, o Futebol Clube do Porto. Por mais manchetes que façam, por mais mentiras que contem, por mais raciocínios ridículos que elaborem, nós continuaremos firmes naquilo que nos move: a luta incessante por ajudar o nosso clube a ser cada vez melhor, cada vez maior, cada vez mais vitorioso, cada vez mais temido.
Só os mais fortes sobrevivem….NÓS SEREMOS ETERNOS!!!
Fonte: Facebook Super Dragões