Vindo de uma derrota na Alemanha, na primeira-mão da eliminatória, o FC Porto recebe, esta quinta-feira, o Borussia Dortmund, num duelo que decidirá quem passa à fase seguinte da Liga Europa. O zerozero.pt apresenta-lhe as estatísticas da partida:
Depois de terem jogado, pela primeira vez na história, na Alemanha na semana passada, FC Porto e Borussia Dortmund defrontam-se agora pela primeira vez em solo português.
O FC Porto apresenta um histórico favorável nas receções a equipas alemãs: em 14 jogos, ganhou mais de metade dos encontros (oito), somando ainda três empates e outras tantas derrotas.
Os portistas não perderam nas sete últimas receções a equipas alemãs: a última derrota aconteceu em 1990/91, frente ao Bayern München.
Apesar do histórico favorável, só por uma vez o FC Porto conseguiu um resultado que, agora, lhe garantiria a qualificação: em 2006/07, derrotou no Dragão o Hamburger SV por 4×1.
O Borussia Dortmund perdeu nas três deslocações que realizou a Portugal, mas sempre por um golo de diferença, resultado que agora serviria para garantir a qualificação.
Em Portugal, as equipas alemãs têm apresentado bons resultados: em 67 jogos, conseguiram 27 vitórias (40 por cento). As equipas lusas venceram em 16 ocasiões.
O FC Porto soma três derrotas consecutivas nas competições europeias, sempre por 2×0.
Em eliminatórias da UEFA, o FC Porto venceu os quatro últimos jogos em casa e não perdeu nos seis últimos.
O FC Porto nunca ultrapassou uma eliminatória em que tenha perdido na primeira-mão por dois ou mais golos fora de casa (oito vezes).
Desde 1963/64 que uma equipa portuguesa não vira uma eliminatória depois de perder por dois golos de diferença fora de casa na primeira-mão de uma eliminatória europeia: na altura, o Sporting eliminou a Atalanta, mas pelas regras atuais seria afastado, já que ainda não existia a regra dos golos fora (os leões venceram 3×1 e depois houve um terceiro jogo).
O Borussia Dortmund nunca foi eliminado tendo ganho na primeira-mão por dois golos de diferença. Ainda assim, há um exemplo que pode servir de inspiração para o FC Porto: em 1987/88, a equipa alemã venceu o Club Brugge por 3×0 em casa na primeira-mão, mas perdeu por 5×0 no prolongamento, na Bélgica, e foi eliminada.
A última vez que uma equipa alemã foi eliminada depois de vencer por dois golos na primeira-mão aconteceu em 1992/93, quando o Koln foi afastado pelo Celtic, perdendo na segunda-mão em Glasgow por 3×0.
Fonte: zerozero