Noticias

A mentira espalhada nas redes sociais que o golo do FC Porto é em fora-de-jogo

O VAR de contrafação da SportTV, protagonizado por um Pedro Henriques que muitas vezes faz jus ao homónimo, inventou que o golo que o FC Porto marcou ontem nas Aves deveria ter sido anulado por suposto fora de jogo de Soares numa fase inicial da jogada.

Rapidamente, a opinião de Pedro Henriques espalhou-se pelas redes sociais e, como é costume, influenciou as análises dos especialistas em arbitragem dos jornais. Assim se comprova, uma vez mais, o papel nefasto deste VAR de contrafação, que voltou a fazer uma análise errada de um lance do FC Porto.

Factos:

1. Não foi exibida nenhuma imagem que permita confirmar com certeza absoluta que Soares se encontrava em fora de jogo. Ou seja, mesmo que a posição de Soares fosse relevante neste lance (que, como já vamos ver, não era), nunca poderíamos falar aqui de um erro claro e evidente que justificasse a intervenção do VAR (vídeo disponível aqui:

2. No momento do lance em que Soares supostamente estaria em fora de jogo, a bola é jogada por Carlos Ponck, do Aves, e só depois sobra para Brahimi, que a envia para a área onde, após ter sido tocada por Jorge Felipe, apareceria Militão a finalizar. Ora, de acordo com o Conselho de Arbitragem da FPF, o alívio de Ponck significou o começo de uma nova jogada, pelo que nunca o VAR poderia intervir para assinalar qualquer infração anterior a esse toque (fosse um fora de jogo ou uma falta). As palavras são claras: “Quando a equipa que desenvolve uma fase de ataque decide recuar em direção ao seu meio-campo ou a defesa adversária joga a bola passa a ser uma nova jogada, eliminando-se as eventuais infrações técnicas cometidas na anterior fase de ataque”. Podem confirmar tudo aqui

Que a SportTV, os Pedros Henriques e o Benfica e as suas redes sociais periféricas queiram continuar a denegrir as vitórias do FC Porto, até nos honra. Mas não nos deixemos nós, portistas, enganar por este VAR de contrafação.

Fonte: Baluarte Dragão

Adiciona um comentário