Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, fez a antevisão ao dérbi em casa do Boavista, da 16.ª jornada da I Liga, agendado para as 20h45 de sexta-feira.
Como fazer mais com menos? “Tem sido o nosso trabalho ao longo destes anos todos. Um chorrilho de mentiras diárias que me deixam estupefacto, como dizerem que deito 20 milhões ao lixo, são mentiras. Os nossos gastos foram sempre menores do que as vendas, anos após ano. Quando dizem que um jogador está “morto”, como Navarro ou Carmo, é mentira. O Vitinha também esteve emprestado, voltou e foi uma venda fantástica. Carmo está a competir, Veron foi emprestado. Não sou empresário, assessor de Imprensa ou assessor desses empresários e que metem notícias cá para fora. Há muita confusão e muita mentira, dá-se enfâse a qualquer desaire e abafam-se coisas positivas. Acabámos o ano de 2023 com 87 pontos, ninguém frisa nada disso. Dizem que atirei 45 milhões para o lixo e é mentira, quem atira para o lixo são esses senhores. Entre prémios da UEFA e vendas, em sete anos, 900 milhões de euros. De compras, em sete anos, gastámos 250 milhões de euros. É tanta a mentira…as coisas passam por ser verdade. [mostra um papel], está aqui tudo no Transfermarkt. Sou o treinador mais titulado e isso não faz com que tenha menos motivação para ganhar. Os verdadeiros sócios querem ganhar o campeonato. Quem for inteligente percebe o porquê de estas coisas virem cá para fora.”
De que Boavista está à espera? O clube não está na melhor fase: “O ambiente e a equipa não tem de ser um motivo e de maior ou menor motivação. A motivação é a do trabalho diário e a de perceber que pontos fortes e frágeis o adversário tem, definindo a estratégia. Isso é o nosso trabalho diário. Os momentos das equipas não são muito relevantes neste tipo de jogos. O Boavista começou muito bem a época, perdeu jogadores para a CAN, nós também. O ambiente não tem de interferir em termos motivacionais, mas os jogadores têm de perceber que é um dérbi e isso traz sempre dificuldades adicionais, também associadas à qualidade do Boavista.”
Fonte: Jornal OJOGO