O jogo recente frente ao Estoril serviu para o FC Porto afastar uma série de fantasmas, entre eles o de que os laterais, esta época, produzem menos ofensivamente do que no passado. Um cenário comprovado pelos números, já que tanto Zaidu Sanusi como Manafá têm registado uma queda nas assistências para golo em comparação com a época passada.
No entanto, há um jogador que tem contrariado essa tendência: Wendell. O lateral brasileiro, contratado esta temporada ao Bayer Leverkusen, tem sido uma das peças-chave do sistema tático de Sérgio Conceição.
O desempenho de Wendell face aos laterais titulares tem sido notável. É importante referir que Wendell não é um desconhecido no futebol português, tendo se destacado no rival Sporting CP. Apesar dos elogios, este ano as assistências têm sido escassas. Contudo, frente ao Estoril, Wendell mostrou toda a sua qualidade ao assistir para dois golos e garantir a vitória do FC Porto.
O número de assistências dos laterais é uma preocupação para o treinador Sérgio Conceição, que sempre valorizou a participação ofensiva dos seus jogadores nesta posição. O técnico espera que Wendell sirva de exemplo para Zaidu Sanusi e Manafá e que estes possam melhorar o seu desempenho na vertente ofensiva.
Apesar da vitória frente ao Estoril, a equipa técnica está consciente de que ainda há muito trabalho pela frente. A melhoria das assistências dos laterais é apenas um dos aspetos a serem trabalhados nos treinos, com o objetivo de potenciar ainda mais a eficácia ofensiva da equipa.
Assim, resta agora esperar pelos próximos jogos para verificar se Wendell continuará a brilhar e se os restantes laterais conseguirão seguir o seu exemplo. A pressão está cada vez maior e a exigência para que o FC Porto mantenha seu domínio no campeonato é constante.