Vem aí uma semana importantíssima para o FC Porto de Lopetegui. Não só pela estreia na Champions, mas sobretudo pelo clássico contra o Benfica. Desde que o FC Porto perdeu 2×0 com o Benfica, em dezembro, ganhou todos, todos os jogos disputados no Estádio do Dragão. São nove meses sempre a ganhar. Mas por tudo o que representa o rival e as duas últimas épocas, esse registo de pouco valerá se terminar onde começou.
Ora logo após o FC Porto ganhar ao Arouca, começou a circular nos jornais desportivos um texto sobre André Villas-Boas. E atribuem esta frase a um suposto jornalista russo: «Que vá treinar o FC Porto por menos dinheiro».
Se isto não fosse triste, seria hilariante. Por exemplo, o jornal O Jogo diz que Valery Reinhold (nem no nome acertaram) «se trata de um conhecido jornalista do Sovsport.ru». Ok, esta parte é mesmo hilariante: é tão conhecido que nem sequer é jornalista. Valery Reinhold é um antigo jogador e treinador soviético, com forte ligação ao Spartak Moscovo, que fez toda a sua carreira na URSS.
É agora, aos 73 anos, comentador desportivo e tem uma coluna de opiniões no Sovsport, onde é conhecido por criticar tudo e todos, sobretudo quem não for russo (Hulk é criticado por ele todas as semanas desde que assinou pelo Zenit). Mas neste caso, nem sequer foi uma coluna de opinião, mas sim uma entrevista em que comentou a jornada na Rússia. E a entrevista nem é de hoje, ao contrário do que escrevem.
De repente, Valery, de quem a maioria nunca tinha ouvido falar, vê uma simples opinião sua propagar-se de forma viral nos media portugueses e pôr desde já muita gente a discutir um hipotético regresso de Villas-Boas ao FC Porto. Tudo isto logo antes da semana em que Lopetegui terá um grande teste de fogo diante do Benfica, e logo após o FC Porto ter assumido a liderança do campeonato, coisa que não acontecia há bastante tempo. É a mãe das coincidências.
Não desviemos o foco. O FC Porto tem treinador e chama-se Julen Lopetegui.
Publicada por Tribunal do Dragão à(s) 17:25