Começo por clarificar que não aplaudo o nosso treinador. Não gosto da forma como põe a equipa a jogar, não me agrada a postura que tem com a comunicação social, não concordo com a aposta sistemática em Espanhois e detestei a forma como tratou o Ricardo Quaresma. Posto isto, a verdade é que tem capacidade para com o plantel que tem ao dispor, ser campeão em Portugal. Se não o conseguir será uma surpresa. Os nossos concorrentes não tem um conjunto de jogadores da categoria que o FCPorto tem.
Com um plantel destes qualquer um dos treinadores rivais seria campeão com vários pontos de avanço.
Após a goleada sofrida com o Bayern de Munique no ano passado deveria ter sido de imediato demitido.
E, a partir dai, como portista, deixei de confiar nele e de o ver como alguém que podia trazer algo diferente ao nosso clube. Na realidade trouxe, um conjunto de vários Espanhois como nunca se viu, uma goleada como nunca tínhamos sofrido e uma defesa como não me recordo. E aqui começa o problema deste FCPorto. Os defesas centrais são os piores de que me recordo. Maicon é sofrível e Marcano é mediano ao nível de um clube de meio da tabela. Layun não me convence, o Angel não merece comentários e o Cissoko ainda não teve tempo de se mostrar.
No entanto, e pese embora tudo isto, o que vi contra o Moreirense foi uma equipa que quis, que tentou, que lutou e que do outro lado encontrou jogadores motivadissimos. Julgo que é aqui que esta direcção terá que repensar a estratégia. Não adianta a meia dúzia de jogos do fim motivar financeiramente os adversários dos nossos rivais porque ai já muito está decidido.
O FCPorto tem jogadores pagos a peso de ouro, ordenados que são verdadeiramente chocantes para a realidade Portuguesa, não precisam de prêmios de jogo para vencer ao Moreirense. E porque não utilizar estas verbas para motivar os adversários dos nossos rivais desde o inicio do campeonato? Tenho a certeza absoluta que se o Moreirense jogar como ontem o fez, vai á Europa no mínimo.
Sem acusar o profissionalismo dos jogadores, a verdade é que são trabalhadores e, como qualquer trabalhador, se receberem mais pelo trabalho que fazem, a motivação é maior. Simples. E não se pode acusar algum sócio do Benfica ou Sporting de premiar os jogadores de qualquer equipa para ganharem.