Em entrevista ao JN Direto, Pinto da Costa falou sobre o momento atual do FC Porto e deixou elogios aos centrais e à dupla de avançados dos dragões.
FC Porto reerguido: “Acho que é notório que [o FC Porto] já se reergueu. Quando eu disse essa frase, “bateu no fundo”, não queria dizer propriamente isso. Para nós, bater no fundo é estar fora do topo. Naturalmente que, depois de tudo o que aconteceu nas primeiras jornadas, com a eliminação do FC Porto da Taça, estar em segundo lugar, que não é o que queremos e estar na Champions, tenho de considerar que estamos muito mais perto do topo. Quando há outros que estão em grandes momentos e não estão em provas europeias, o que podemos dizer de nós? Não estamos em primeiro por fatores extra-futebol”.
Ineficácia ofensiva: “É mau quando o golo não aparece. Mas é péssimo quando ele não aprece porque não há oportunidades. Quando se criam tantas oportunidades, mas a bola não entra porque bate no poste, sabemos que os golos vão acabar por aparecer, porque temos qualidade”.
Elogios para a dupla de centrais e para os avançados: “A equipa joga bem, antes o FC Porto precisava de três centrais e hoje os nossos centrais são dos melhores que há na Europa. O Marcano está a mostrar que é um jogador excecional. Avançados? Podem vir a ser dos melhores. Não se pode pensar que aos 20 anos possam ser a melhor dupla da história do clube, mas com o tempo acredito que têm potencial para evoluir e ser uma grande dupla”.
Depoitre: “Só no final da época é que vamos ver se foi contratação falhada ou não. A Taça de Portugal foi curta, mas se calhar é uma prova destinada à capital. Todos os jogadores vão ter oportunidade. O rendimento do Depoitre não foi, até agora, importante. Mas não sei, só no final saberemos”.
Brahimi: “O facto de o Brahimi ir para a CAN é desagradável. Mas não vamos entrar em pânico, porque antes do Brahimi estar na forma em que está, jogava o Otávio, com grande eficiência. Neste momento está lesionado, mas acho que quando o Brahimi sair vamos ter soluções. Os adeptos não fazem a equipa. Se nós consideramos que há muita gente do futebol que não percebe de futebol, porque haveremos de admitir que os adeptos sabem de futebol? O Brahimi teve de se adaptar à forma de jogar do treinador. A partir do momento em que se integrou, tornou-se num jogador válido”.
Lenços brancos para Nuno: “A mim não me incomodou nada, até me divertiu. Diziam que o treinador tinha sido despedido com lenços brancos e eu só vi um indivíduo com um lenço”.
FC Porto campeão? “Se as coisas correrem dentro da normalidade, acredito que sim”.