António Sousa, antigo campeão europeu pelo FC Porto prestigiou a sede da campanha de André Villas-Boas, aspirante à presidência do FC Porto, no sábado. Participou do debate “Conversas à moda do Porto” com Villas-Boas e Eduardo Luís.
Relativamente ao suporte geracional a Villas-Boas, António Sousa afirmou: “Tem grande valor estarmos aliados a uma nova liderança para o nosso clube, é crucial ter o suporte daqueles que deram bastante para a história do clube e devemos enaltecer o sentimento que André Villas-Boas tem pelo projeto que quer desenvolver, de mãos dadas com o clube. Acredito que é um candidato competente, com capacidade para avançar e sem dúvidas que o vasto grupo de associados e adeptos do FC Porto tem de agir no sentido de procurar aperfeiçoar o futuro. O André é a pessoa adequada para introduzir esta nova era”.
A aproximação a André Villas-Boas ocorreu de forma simples e foi mediada por Ricardo Sousa, filho de António Sousa. “Aquilo que ele me apresentou, a respeito da luta que teria e aquilo que ambicionava para o FC Porto, encheu-me de orgulho. Como tenho uma forte ligação emocional ao clube, aderi a este convite para o apoiar de forma natural”.
André Villas-Boas é uma figura familiar para o ex-campeão europeu. “‘Conheço-o’ de há muito tempo. Não desde criança, mas ele era um jovem no FC Porto. Mesmo sem termos tido muitos encontros ao longo da vida, sempre foi uma pessoa que me causou boa impressão, nas poucas conversas que tivemos, e transmitiu-me a ideia de que irá servir os interesses dos FC Porto”.
António Sousa acredita que é a hora certa para uma mudança, com a juventude a assumir um papel de destaque no clube e a liderança carismática de Villas-Boas, como deixou claro: “O André é jovem. São anos a mais de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, um presidente que admiro e admirarei durante toda a vida. Cabe agora a mudança para a juventude carismática, com grande vontade de revolucionar o FC Porto, o que é crucial nesta fase”.
Mesmo não tendo ainda assinado o livro de candidatura de Villas-Boas, António Sousa admitiu que o fará eventualmente. Quando questionado sobre o seu eventual retorno ao FC Porto, o antigo campeão europeu negou essa possibilidade: “Já estou fora do meio do futebol há dez anos. Não penso nem tenciono regressar ao futebol. Continuo atento e acompanho o meu filho e neto, mas disfruto das coisas a meu bel-prazer”.