Neste domingo, João Rafael Koehler expressou a sua opinião sobre a derrota recente do FC Porto na I Liga, frente ao Estoril. Na sua intervenção através das redes sociais, Koehler, que obteve notoriedade enquanto empresário e faz parte da lista de recandidatura à presidência de Pinto da Costa, salientou a sua insatisfação com a arbitragem de António Nobre no Estádio António Coimbra da Mota.
Transmitindo um tom de insatisfação sobre o desempenho do FC Porto, Koehler comentou, “Campeonato roubado. Até dia 27 vai continuar esta vergonha”. A sua referência ao “dia 27” é um indicativo das eleições presidenciais do clube azul e branco.
No jogo que suscitou esta onda de descontentamento, foi destacada uma controvérsia. Francisco Conceição havia ganho uma grande penalidade depois de um confronto com Mangala aos 58 minutos. No entanto, após a revisão pelo VAR, a decisão foi revertida, o que causou um descontentamento geral nos seguidores do FC Porto.
De recordar que durante o mesmo jogo, Diogo Costa foi expulso pela primeira vez na sua carreira e, logo em seguida, o adversário Cassiano marcou um golo contra a equipa que estava agora com menos um jogador em campo. Este lance ocorreu já com Cláudio Ramos assumindo a posição de guarda-redes. A partida ainda viu o jogador Francisco Conceição ser expulso após receber um segundo amarelo por comportamento agressivo.
Após o apito final, nenhuma figura representativa da equipa deu as caras na entrevista rápida habitualmente transmitida pela televisão. Foi Pinto da Costa quem assumiu o papel de orador na conferência de imprensa, onde criticou a arbitragem. André Villas-Boas, outro candidato às eleições presidenciais do clube, também expressou a sua opinião através de uma publicação nas redes sociais. Tudo isto sucede no pré-lead das eleições do FC Porto, que se avizinham a 27 de abril.