Vereador do PS da Maia esclareceu posição sobre a Academia que Pinto da Costa quer erguer na Maia
Francisco Vieira de Carvalho utilizou esta terça-feira a rede social Facebook para se pronunciar sobre a posição que tomou na reunião ordinária da Câmara Municipal da Maia, realizada ontem, onde levantou questões sobre a transparência do processo que visa erguer a Academia do FC Porto.
O vereador do PS da Maia acabou por ser visado, em comunicado, não só pelo FC Porto, mas também por Pedro Pinho e João Rafael Koehler, empresários com quem, entretanto, já falou.
“Quero ainda afirmar que o Pedro Pinho teve um papel ativo no início deste processo, com as negociações entre a Câmara Municipal da Maia e o Futebol Clube do Porto, conforme conversei ontem à noite com ele. Quero também afirmar que o João Koehler é hoje uma peça fundamental na estrutura do clube, tendo já falado sobre o centro de estágio na imprensa, dando a sua opinião como ‘expert’ neste tipo de negócios, e é o conselheiro do presidente, cujo tema é muito abordado, daí a sua participação, conforme também conversei com ele ontem à noite”, refere Francisco Vieira de Carvalho no decorrer do comunicado que partilhou nas suas redes sociais e que pode ler, agora, na íntegra.
“COMUNICADO
Caros (as) Maiatos (as),
No seguimento da reunião de Câmara de ontem, e após as notícias difundidas pela imprensa, venho esclarecer o que se passou.
O ponto chave da reunião, foi a aprovação do valor da hasta publica, para uma academia desportiva, ou seja, como já é público e notório, a ‘Academia do Futebol Clube do Porto’.
As notícias nos últimos dois anos têm sido muitas, com muitas histórias, e com várias versões. Diz a SAD do FC Porto, que já é dona dos 10 hectares privados e que as obras já tinham começado, diz ainda que vai comprar em hasta publica os 14 hectares da Câmara Municipal da Maia.
No entanto, diz o Administrador da SAD [Fernando Gomes] que o FC Porto vai arrendar a dita academia e, afinal, o dono dos terrenos privados é a empresa Irmãos Borges, ligada à construtora de Braga ABB, e obviamente que as obras não começaram.
PUBOu seja, enquanto autarca, cumpre-me zelar pela legalidade do que se passa na Maia, e defender os interesses da população, no que concerne aos bens imóveis do Município.
É por esse motivo, que denunciei estes factos em reunião de Câmara, e ainda frisei que o valor para a hasta publica, que é um fato à medida para o FC Porto, ou seus parceiros, e que o PSD quer vender a 23€ o m2… Este preço como todos sabem, não se pratica na nossa Maia, nem em terrenos agrícolas.
Neste caso, o preço é tão baixo e lesivo para os Maiatos, que deixo esse valor à consideração de todos, porque a Maia não pode estar em saldos, nem vender os seus mais de 140.000 m2 a um preço simbólico.
A próxima Assembleia Municipal Publica, no dia 25 às 21h30, vamos de novo discutir este assunto.
Quero ainda afirmar, que o Pedro Pinho teve um papel ativo no início deste processo, com as negociações entre a Câmara Municipal da Maia e o Futebol Clube do Porto, conforme conversei ontem à noite com ele. Quero também afirmar que o João Koehler, é hoje uma peça fundamental na estrutura do Clube, tendo já falado sobre o centro de estágio na imprensa, dando a sua opinião como expert neste tipo de negócios, e é o conselheiro do Presidente, cujo tema é muito abordado, daí a sua participação, conforme também conversei com ele ontem à noite.
Sobre a minha posição ou apoio nestas eleições do FC Porto, devo dizer que tenho o maior respeito por todos os candidatos, mas não quero agora assumir qualquer apoio, pelo cargo político que ocupo. E também não me quero meter nestas eleições, porque não gostei que o FC Porto se metesse nas ultimas eleições autárquicas na Maia, onde deu apoio ao PSD pelo Porto Canal, que foi condenado mais tarde por falta de imparcialidade.
Os Maiatos sabem que estou aqui para os defender, sempre, sem medos, sem quaisquer meias palavras.
Os homens são assim, frontais… e esta é a marca dos Maiatos.
Continuamos juntos, por uma Maia melhor
Sempre ao vosso dispor, Francisco Vieira de Carvalho.”