A plataforma online ‘Todos pelo Porto 2024’, ligada à campanha de Pinto da Costa à liderança do FC Porto, revelou na tarde da última segunda-feira algumas propostas focadas na temática de Transparência e Integridade. A sugestão mais impactante é a formação de um “Comité de Auditoria Independente”, que propõe ser mais abrangente, incorporando membros do Conselho Superior e representantes de várias fações para assegurar uma gestão transparente e em conformidade com as melhores práticas de governação.
As propostas divulgadas foram:
– Reestruturação da equipa administrativa, com a integração de novos membros com experiência comprovada no sector privado e em contextos complexos e competitivos.
– Publicação regular de declarações financeiras de forma simples e compreensível – incluindo entradas, saídas, dívidas e investimentos – com o objetivo de optimizar a comunicação com sócios, adeptos, investidores, parceiros estratégicos e fornecedores.
– Comité de Auditoria Independente mais amplo, formado por membros do Conselho Superior e igualmente integrando representantes das várias listas eleitorais, com o propósito de garantir a transparência e o cumprimento das melhores normas de governação.