Na pré-época, Layún jogou a lateral-esquerdo e como médio/ala, em ambos os lados. Nunca foi usado como alternativa a Maxi, ficando para Varela esse papel. Agora é titular indiscutível.
Depois de uma época à esquerda, Layún precisou de trocar de lado para encontrar espaço para jogar. Conseguiu-o à custa de uma lesão de Maxi, é verdade, mas depois agarrou o lugar à custa de exibições seguras a defender e dos desequilíbrios no corredor ofensivo. Já leva dois golos e três assistências, razões que explicam o facto de ser titular indiscutível nesta altura, relegando Maxi para a condição de suplente, uma novidade na carreira do internacional uruguaio.
Layún trocou de lado e o rendimento não baixou. Pelo contrário. O rei das assistências em 2015/16 tem o mesmo número de passes para golo que registava por esta altura há um ano, mas acrescenta-lhes dois golos – ambos na Liga dos Campeões – mais um do que na campanha anterior. E esse golo tinha-o feito ao serviço do Watford.
Mais interessante ainda é o facto de Layún não ter sido opção de Nuno Espírito Santo no lado direito da defesa até 23 de agosto… Isto mesmo tendo um passado nessa posição. Aliás, o mexicano é destro e é à direita que joga, normalmente, na seleção. Em toda a pré-época, Layún jogou à esquerda, embora Alex Telles tenha somado mais minutos, enquanto à direita Maxi teve em Varela a única alternativa. Layún chegou mesmo a fazer 76 minutos como ala-esquerdo (V. Guimarães e Villarreal). Já depois do arranque oficial, fez 24″ como médio ala-direito (Roma, em casa) e foi titular com o Estoril à esquerda da defesa para Alex Telles descansar.
A lesão de Maxi em Itália abriu-lhe as portas da sua posição de raiz e Layún só a largou uma vez, com o Gafanha. Sem Maxi a utilização de Layún era previsível, mas mesmo com a recuperação do uruguaio Nuno Espírito Santo tem mantido a aposta e os números do mexicano ajudam a avalizar a escolha numa equipa em que os laterais são fundamentais para a dinâmica ofensiva. E Layún tem interpretado esse papel na perfeição, dando profundidade, assistências e golos…