Noticias

FC Porto já ganhou mais do que o Real Madrid campeão europeu

O FC Porto tem claramente a hegemonia portuguesa na Champions. Nos últimos cinco anos, só por uma vez é que os azuis e brancos não foram a equipa nacional a ganhar mais. Esta época já arrecadaram 65,25 milhões de euros, mais do que o… Real Madrid na última temporada.

São 65, 25 os milhões de euros que entram nos cofres da equipa portuguesa contra 54,7 dos espanhóis na última época
O FC Porto já arrecadou mais dinheiro esta temporada com a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões do que o total averbado pelo Real Madrid na última época com a conquista do título de campeão europeu. Parece mentira, mas não é. É mesmo verdade. São 65,25 milhões de euros contra os 54,7 averbados pelo colosso espanhol, fruto do aumento exponencial dos prémios por parte do organismo que lidera o futebol europeu, que premeia cada vez mais o sucesso na fase de grupos.

A vitória frente ao Schalke 04 e consequente passagem aos oitavos de final renderam por si só 12,2 milhões de euros ao campeão português. De resto, por conseguirem entrada direta na milionária competição, os dragões arrecadaram 44,05 milhões de euros. Estamos a falar de um agregado de mais de 56 milhões de euros, a que acresce 9,5 milhões de euros pela tal chegada aos oitavos de final quando ainda está por disputar uma jornada da fase de grupos da Champions. Ou seja, o FC Porto poderá encaixar mais 2,7 milhões de euros caso saia vencedor do jogo com o Galatasaray, a ter lugar na Turquia e que terá como principal aliciante precisamente o prémio monetário, independentemente, claro, de todo o prestígio que está em causa. Só para se ter uma ideia dos valores recordes que a equipa portuguesa poderá atingir, basta dizer que caso elimine o adversário que lhe sair em sorte nos oitavos de final, os azuis e brancos acrescentarão mais 10,5 milhões de euros aos seus cofres.

O valor alcançado pelo FC Porto é evidentemente verba recorde em Portugal. Nos últimos cinco anos, só por uma vez é que os azuis e brancos não foram a equipa portuguesa a ganhar mais na Champions. Na época passada arrecadaram 29,4 milhões de euros, pouco mais do que um… terço do que já garantiram esta temporada. E até ultrapassaram a fase de grupos. Em 2016/17, viram os cofres recheados com 24,2 milhões de euros e em 2014/15 encaixaram 21 milhões de euros. Pelo meio, só em 2015/16 o Benfica se intrometeu na hegemonia portista, alcançando 28,5 milhões de euros.

Esta época não é mais do que o confirmar da excelente performance da última temporada. O FC Porto foi a equipa portuguesa que mais dinheiro recebeu pela participação na Liga dos Campeões em 2017/2018, seguido do Sporting, de acordo com os dados divulgados pela UEFA. Já o Benfica foi o segundo clube que menos dinheiro arrecadou entre os 32 participantes, apenas superado pelo Qarabag, do Azerbaijão, que esta época é adversário dos verde e brancos no Grupo E da Liga Europa. As equipas portuguesas receberam um total de 68,5 milhões de euros, com os dragões a arrecadarem 29,4 milhões, os leões 21,7 e as águias 17,4 milhões, à frente do Qarabag, que encaixou 16,8 milhões de euros.

Cada uma das 32 equipas que disputaram a fase de grupos encaixou um prémio de participação de 12,7 milhões de euros, tendo as formações oriundas do “play-off”, como aconteceu com o Sporting, que eliminou o Steaua de Bucareste antes de entrar no Grupo D, juntamente com FC Barcelona, Juventus e Olympiacos, arrecadando dois milhões de euros adicionais.

O FC Porto juntou aos 12,7 milhões de prémio de participação, mais 5,33 milhões pelos resultados obtidos, correspondentes a três vitórias e um empate, 5,32 pelo “market pool” (correspondente aos direitos televisivos) e seis milhões pela passagem aos oitavos de final da competição, onde cairía aos pés do finalista Liverpool FC.

Contas feitas, se juntarmos as verbas correspondentes aos direitos televisivos, o FC Porto vai arrecadar mais de… 100 milhões de euros nas duas últimas épocas de participação na Liga dos Campeões.

Fonte: bancada.pt


Adiciona um comentário