Noticias

FC Porto: o sexto plantel mais valioso entre campeões, revela estudo europeu

Estudo da auditora KPMG fica-se ainda a saber quais os jogadores mais valiosos no plantel à disposição de Sérgio Conceição

Pelo terceiro ano consecutivo, a conceituada auditora KPMG fez as contas o valor de mercado dos clubes campeões das oito principais Ligas europeias. No topo, o Barcelona surge como o clube mais rico da lista – total de receitas operacionais de 689 milhões de euros -, perdendo ainda assim para o Real Madrid na corrida pelo título de mais rico do mundo, que mesmo sem ser campeão espanhol, é apresentado como tendo tido proveitos de 743 milhões.

Vamos aos números do FC Porto: sexto classificado numa lista de oito clubes, apenas acima do holandês PSV Einhoven (160 milhões) e do turco Galatasaray (83 milhões), a equipa de Sérgio Conceição é avaliada em 232 milhões de euros.

Na parcela dos jogadores, a KPMG considera o Manchester City, avaliada em 1,182 milhoes de euros, a equipa mais valiosa do mercado, seguida pelo Barcelona (€ 1,1), e PSG (€ 896). Em termos individuais, a lista liderada por Neymar, com um valor quase igual ao de toda a equipa do FC Porto, 229 milhões de euros. No que se refere aos jogadores portistas, três estrangeiros nos três primeiros lugares: Alex Telles, (25 milhões), Marega e Brahimi, ambos avaliados em 24 milhões.

Mais sobre o FC Porto: o principal encaixe é o da venda de direitos televisivos (54,6 milhões/ano), seguida dos proveitos comerciais (38,1 milhões). Para a KPMG, o campeão português é o emblema mais dependente dos prémios da UEFA: em 2017/18 o encaixe foi de 30,9 milhões, ou seja, 29% das receitas totais. Esta época, a equipa portista defronta o Roma na mesma fase da Champions, tendo já garantido até ao momento 68 milhões na prova milionária da UEFA.

Fonte: ojogo.pt


Adiciona um comentário