Noticias

FIFA multa Benfica e Sporting por infrações ao regulamento de transferências com multas MUITO MAIS PESADAS que a aplicada ao FC Porto

Encarnados são os mais penalizados com 138 mil euros; leões pagam 92 mil

A FIFA anunciou esta quinta-feira multas a Benfica e Sporting devido a infrações ao Regulamento Internacional de Transferências, mais concretamente a proibição de detenção de propriedade de passes de futebolistas por parte de terceiros (TPO).

Em comunicado, a FIFA informou que o Sporting foi punido com uma multa de 110 mil francos suíços (cerca de 92 mil euros), por ter feito dois contratos que “permitiam a uma terceira parte influenciar a independência do clube”, assim como por não ter divulgado a existência de um contrato de TPO e de não ter preenchido corretamente uma informação obrigatória no ITMS (sistema de transferências).

Também por ter apresentado dois contratos que “permitiam a uma terceira parte influenciar a independência do clube”, o Benfica foi multado em 150 mil francos suíços (cerca de 125 mil euros).

Os encarnados foram ainda multados em 15 mil francos suíços (12,5 mil euros) por um negócio com o Celta de Vigo – que deverá ter sido a mudança de Nolito em 2013 – totalizando assim 165 mil francos suíços (cerca de 138 mil euros).

Os encarnados foram absolvidos das acusações de ter ficado com possibilidade de influenciar a independência do clube espanhol.

A FIFA esclarece que a versão de 2012 do seu regulamento de transferências “não tinha base legal para sancionar um clube que adquirisse a possibilidade de influenciar” outro clube.

Por esta transferência, o Celta de Vigo foi multado em 65 mil francos (cerca de 54 mil euros).

Neste processo o Comité de Disciplina da FIFA acabou por arquivar as acusações relativas ao Benfica, ainda que o emblema português tenha, neste âmbito, sido multado em 15 mil euros por uso incorreto da plataforma de transferências.

Fonte: record.pt



Adiciona um comentário