Dragões ainda precisam de fechar os adversários de alguns jogos, mas vão rumar ao centro da Europa para preparar o arranque de 2024/25. Portistas apresentam-se ao trabalho no dia 1 de julho e deixam o centro de treinos do Olival uma semana depois.
O ciclo algarvio de estágios de pré-temporada do FC Porto chegou ao fim. Depois de sete anos consecutivos dividos por Lagos e por Vale Garrão, O JOGO sabe que os dragões têm tudo praticamente acertado para rumar à Áustria – uma estreia para os portistas – para trabalharem no arranque de 2024/25. A viagem até aquele país do centro da Europa deverá acontecer a 9 de julho, depois de uma semana a treinar no refúgio do Olival. A oficialização do regresso ao estrangeiro para a habitual concentração de pré-época está apenas pendente de pequenos detalhes, entre os quais alguns dos adversários que servirão de ensaio para o primeiro jogo oficial, marcado para 3 de agosto, com o Sporting, na Supertaça Cândido de Oliveira.
Desde 2017 que o FC Porto não ia além das fronteiras nacionais para estagiar no começo de uma época. A última vez tinha sido já no reinado de Sérgio Conceição, quando os dragões cruzaram o Atlântico e foram ao México disputar dois jogos, com o Cruz Azul e o Chivas, englobados na Supercopa Tecate, mas depois disso ainda passaram uns dias no… Algarve. Na verdade, é preciso recuar até 2016, com Nuno Espírito Santo, para se encontrar o último estágio num país do Velho Continente que não Portugal. Na altura, os azuis e brancos montaram o quartel-general na cidade alemã de Kamen, tendo ainda realizado um torneio nos Países Baixos antes do regresso à Invicta.
Os primeiros dias de preparação, como se sabe, serão muito condicionados pela presença de jogadores importantes no Europeu e na Copa América. O regresso de Diogo Costa, Francisco Conceição (Portugal), Wendell, Pepê, Evanilson (Brasil) e Eustáquio (Canadá) depende do desempenho de cada seleção na respetiva competição, mas todos terão direito a gozar um período de férias, pelo que só deverão juntar-se ao grupo quando este já estiver no estrangeiro. A pré-época fechará com a festa de apresentação, no Dragão, evento que a equipa diretiva de André Villas-Boas pretende recuperar para reforçar a comunhão com os sócios e adeptos.