Avançado é o brasileiro com mais golos entre os que atuam nas maiores ligas europeias, mas foi “ignorado” pelo escrete. Depois do calvário das lesões em 2022/23, brasileiro do FC Porto vive a melhor temporada da carreira a nível de golos. Nem os craques do Real Madrid faturam tanto no Velho Continente.
Autor do terceiro golo do FC Porto no triunfo sobre o Vizela, no sábado, Evanilson atingiu os 22 remates certeiros esta temporada, ultrapassando o melhor registo pessoal desde que é jogador profissional, superando os 21 golos que assinou em 2021/22. Um registo que o deixa, naturalmente, satisfeito e realizado. “Particularmente, fico feliz por ter marcado mais uma vez e alcançado essa marca importante. Venho a trabalhar muito e as coisas estão a acontecer, mas divido isso com toda a equipa”, afirmou o ponta-de-lança, em declarações ao Globo Esporte, do Brasil.
Metade dos golos de Evanilson foram conseguidos já em 2024, em 15 jogos, o que lhe permitiu, além de ter batido o recorde pessoal, chegar ao topo dos jogadores brasileiros a atuar nas sete principais ligas da Europa com mais finalizações, num ranking onde ainda cabe outro portista, Galeno, como se pode ver na infografia. São 11 golos no campeonato português, quatro na Liga dos Campeões e sete na Taça de Portugal, prova onde é o artilheiro, que lhe permitem estar à frente, por exemplo, dos “galácticos” Vinícius Júnior e Rodrygo.
Um rendimento ímpar que, ainda assim, foi insuficiente para convencer Dorival Júnior a chamá-lo à seleção do Brasil, para os dois particulares dos próximos dias, com Inglaterra e Espanha, onde estarão os companheiros de equipa Wendell, Pepê e Galeno. Aliás, o avançado e o compatriota Otávio são os únicos titulares que vão ficar no Olival a trabalhar durante esta paragem para as seleções.
Evanilson falou ainda da goleada ao Vizela, sublinhando a resposta dada depois do desaire europeu. “Vínhamos de um resultado que nos deixou tristes [derrota com o Arsenal para a Liga dos Campeões], pela forma que foi, mas conseguimos reagir rapidamente e já concentrar na partida contra o Vizela, que também era muito importante”, acrescentou o goleador dos portistas.
Fonte: Jornal OJOGO