Mónica Jorge, directora da Federação Portuguesa de Futebol para o futebol feminino, num encontro com o Record, após a inauguração da VISA como nova patrocinadora da Liga BPI, abordou diversas questões do momento, incluindo a possibilidade do FC Porto juntar-se à competição de futebol feminino, à semelhança do que fizeram Benfica, Sporting e Sp. Braga nos últimos anos.
Mónica Jorge tem desafiado os principais clubes portugueses a fundar equipas femininas, desde que assumiu o posto em 2012. No momento, apenas o FC Porto ainda não avançou neste sentido. A directora acredita que a entrada do clube no futebol feminino é uma questão de tempo.
“Estou certa de que o FC Porto, que já tem camadas jovens de futebol feminino, está a preparar-se para ter uma equipa sénior. Isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde”, afirmou. No entanto, Mónica Jorge acredita que esta não é a única resposta para consolidar a popularidade do futebol feminino em Portugal.
O aumento da presença do público nos estádios portugueses e a expansão do número de praticantes no país são outros aspectos positivos salientados pela directora. A Liga BPI tem tido um papel fundamental na aproximação dos adeptos ao futebol feminino, segundo Mónica.
Mónica Jorge destaca também o crescimento significativo do número de jogadoras de futebol e de futsal no país, com um aumento de 132% entre 2012/13 e 2022/23, de acordo com um estudo recente. “O nosso objectivo é continuar a investir e atingir a meta de 70 mil praticantes até 2030. Temos a confiança de que é possível alcançar este objetivo, embora seja um desafio considerável”, reforçou.
O futuro do futebol feminino em Portugal parece animador, com a directora a estimar a qualificação para todos os torneios de seleções, bem como a entrada de mais equipas portuguesas na Liga dos Campeões. “As nossas metas são claras: queremos estar entre as 10 melhores seleções europeias e a margem para levar mais equipas à Liga dos Campeões representa uma oportunidade de crescimento para os clubes e uma responsabilidade para a FPF”, concluiu.