Orienta lendas do FC Porto contra o Real Madrid. Casillas regressa e vai atuar pelas duas equipas
Carlos Secretário voltará a orientar um jogo como treinador principal, mais de três anos e meio depois de ter deixado, por motivos de doença, o Créteil-Lusitanos. O antigo defesa, sabe O JOGO, foi o escolhido para comandar a equipa Vintage do FC Porto no encontro solidário, sábado (11 horas), frente ao Real Madrid Leyendas. Depois desse problema que o afastou dos bancos, Secretário sofreu um AVC, em agosto de 2022, e esteve várias semanas internado em estado grave. A recuperação foi longa, mas total, e no último verão aceitou o convite para ser adjunto da Sanjoanense, o clube da sua terra. No sábado, porém, será um regresso mais mediático e especial num jogo entre duas das equipas que representou.
O Corazón Classic Match: o jogo mais solidário já tem mais de 60 mil bilhetes vendidos. Os proveitos da bilheteira serão destinados ao combate à ELA (esclerose lateral amiotrófica) e à sustentabilidade dos projetos da Fundação Real Madrid.
A partida marcará, igualmente, o regresso aos relvados de Iker Casillas, que começara pelo Real e depois defenderá pelo FC Porto na segunda parte. Vítor Baía chegou a ser apontado como um dos elementos que estaria na partida, mas O JOGO sabe que não vai calçar as luvas. Contudo, será o chefe da comitiva dos portistas, visto que Pinto da Costa não viajará até Madrid.
João Pinto, Maxi Pereira, Rui Barros, Silvestre Varela, Diego (viaja diretamente do Brasil para Espanha), Pedro Mendes, Ricardo Costa, Rubens Júnior, Capucho, Mário Silva, Derlei, Paulo Assunção, Ricardo Silva, Pena, Quaresma, Bruno Vale, Bosingwa, Bruno Alves e Costinha são alguns dos ex-atletas que vão jogar pelos Vintage do FC Porto. Alguns reuniram-se ontem para um primeiro treino de preparação. Do outro lado, estarão Figo, Butragueño, Raul, Arbeloa, Roberto Carlos e, provavelmente, Zidane, que voltará pela primeira vez ao Santiago Bernabéu desde que abandonou o cargo de treinador dos merengues, em 2020/21.
O primeiro português no Real
Na sequência de boas épocas no FC porto e de um bom Europeu, pela Seleção, Secretário foi contratado pelo Real Madrid no verão de 1996 por 300 mil contos, qualquer coisa como 1,5 milhões de euros, um valor galáctico para a altura. O defesa faria apenas 17 jogos com a camisola dos merengues, regressando ao FC Porto apenas um ano depois para jogar mais sete temporadas, antes de terminar a carreira no Maia. Conquistou seis campeonatos, cinco Taças de Portugal, quatro Supertaças, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões, ainda que não tenha sido utilizado por José Mourinho na caminhada até Gelsenkirchen.