À sétima temporada no comando portista, Conceição pode atingir marca de respeito no jogo desta sexta-feira
O importante, como o próprio tem por hábito frisar, são os três pontos, mas o jogo de hoje pode ficar marcado no livro de ouro de Sérgio Conceição à conta de uma marca redonda e inédita no FC Porto. Em caso de vitória sobre o Estoril, o técnico de 48 anos será o primeiro a somar 250 triunfos oficiais no comando dos azuis e brancos. À sétima temporada no clube, o treinador com mais jogos (341) e mais títulos conquistados (10) pelos dragões prepara-se para cimentar um legado já recheado de recordes e registos pioneiros.
Treinador com mais jogos ao leme do FC Porto procura o 250.º triunfo na receção desta sexta-feira ao Estoril, precisamente o primeiro adversário que defrontou no Dragão. Recorde nacional, de JJ, na mira.
Meros dias depois de Pinto da Costa, em Vizela, ter celebrado a milésima vitória para o campeonato como presidente, o universo portista torce por novo marco histórico, agora respeitante ao treinador. Curiosamente, numa espécie de ironia de destino, a vítima pode ser o adversário que, em agosto de 2017, “apadrinhou” a estreia oficial de Sérgio no Dragão. E Conceição não se importaria, decerto, de repetir o desfecho, uma vez que, aí, o FC Porto abriu o campeonato 2017/18 a golear os canarinhos, por 4-0.
Em 130 anos de história do FC Porto, nenhum treinador somou mais jogos do que Sérgio Conceição ao leme da equipa: 341. Segue-se Pedroto, com 322
Para lá da esfera interna, pode dizer-se que, assim que a fasquia das 250 vitórias seja alcançada, a mira de Conceição ficará virada para o recorde absoluto no futebol português, que pertence a Jorge Jesus. O agora treinador do Al-Hilal venceu 277 das 404 partidas no comando do Benfica (de 2009 a 2015 e de 2020 a 2021), número que fazem do experiente técnico o detentor do maior número de triunfos num só clube português. No Sporting, refira-se, o recordista é Joseph Szabo, com 206. Ainda assim, a vantagem na percentagem de vitórias é de Sérgio: 73 por cento, contra 68,5% de Jesus.
Voltando aos 249 triunfos já alcançados pelo treinador, a maior fatia (168) surgiu, naturalmente, no campeonato e só numa competição é que o saldo não é positivo: a Liga Europa. Dos 12 encontros disputados pelos dragões na segunda prova continental de clubes, apenas quatro tiveram desfecho feliz. De resto, a vitória tem sido o resultado predominante nas outras provas, o que permitiu a Sérgio Conceição ficar à porta deste registo inédito no FC Porto. Antes do atual homem do leme, o que ficou mais próximo, mas ainda assim a distância considerável, foi José Maria Pedroto – venceu 215 dos 322 desafios em que orientou os azuis e brancos.
Fonte: Jornal OJOGO