A liderança do FC Porto, nas palavras de Pinto da Costa, confirmou durante a noite de quinta-feira que o Olympiacos tem o desejo de adquirir em definitivo o passe de David Carmo, depositando para isso a relevante cláusula de 17,5 milhões de euros. Foi durante uma das etapas da campanha eleitoral, realizada no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, que Pinto da Costa revelou esta informação, ao ser confrontado por perguntas dos adeptos portistas.
De uma forma muito clara, Pinto da Costa transmitiu a ideia de que este eventual negócio não representa uma perda monetária para o clube do Dragão: “Investimos, sim [20 milhões de euros], mas não vamos perdê-los. Afinal, o valor do Carmo já está quase totalmente amortizado e, além disso, o clube que o acolheu já nos sinalizou que pretende executar e pagar a cláusula de 17,5 milhões de euros. Portanto, não vemos isto como um negócio ruinoso”, assegurou o líder portista, em declarações reproduzidas pelo diário O JOGO.
Sobre a situação de Francisco Conceição, o presidente também tocou, lembrando que o FC Porto terá, num futuro próximo, de desembolsar 10 milhões de euros para acionar a obrigatória cláusula de compra junto ao Ajax. No entanto, Pinto da Costa lembrou que a saída do jovem atleta não foi gratuita: “O Francisco Conceição não foi dado. Recebemos cinco milhões de euros. Pode não ser muito, mas é dinheiro. E ele foi trazido para o clube sem qualquer custo. Além disso, Sérgio Conceição conseguiu potenciar o Francisco de forma impressionante. O ‘Mini’, que nos rendeu cinco milhões e veio sem custos, recentemente representou a seleção nacional e acredito que será um dos melhores jogadores portugueses”, antecipou Pinto da Costa.
[Informação atualizada às 22h00]