Perfaz nesta data 86 anos de vida o atual Presidente da Direção e da SAD do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. Numa longevidade existencial que entre figuras públicas mais conhecidas dista apenas um ano da idade do Papa Francisco, por exemplo. Sendo muitos desses anos de ligação ao FC Porto, naturalmente, não os 86 anos que passa a ter, naturalmente, mas uma boa parte desses de sua vida que tem sido passada e vivida como associado, dirigente e por fim presidente do grande FC Porto, que é paixão comum de muita e boa gente de sentimentos e princípios.
Como associado portista há já umas boas dezenas de anos, também, aqui o autor destas linhas escritas tem muito respeito pelo senhor Pinto da Costa à frente do FC Porto. E, falando na primeira pessoa, estou à vontade para não ficar agarrado ao passado, embora mantendo viva memória naturalmente. Tendo estado do lado dele quando a maioria dos simpatizantes e associados estavam contra, durante o período mediado de 1980 a 1981/82, desde o verão quente até à campanha para a sua candidatura à presidência do Clube. Motivo que levou a ter recebido uma célebre carta que chegou a estar no Muséu do FC Porto e foi tema dum artigo na antiga revista mensal do Conselho Cultural do FC Porto, “Mundo Azul”.
Estou pois à vontade para pensar pela minha cabeça no desejo de um melhor futuro para o FC Porto. Sem estar preso a gratidão, que essa há muito é sentida, mas sem condicionamento do porvir. Porque para mim o FC Porto está acima de tudo. Sou pelo FC Porto e não por pessoas, que passam, enquanto o Clube fica.
Ora, na passagem de seu 86.º aniversário natalício, aqui apresento minhas felicitações pelos seus 86 anos, com algumas recordações simbólicas de avivar memórias eternas.
Em todo esse enquadramento afetivo-clubista, não posso esquecer outros sinais de simbiose Portista.
… Como entretanto já se deu testemunho num artigo escrito
e publicado, em mensagem pessoal, na antiga publicação oficial do anterior
Conselho Cultural do FC Porto, revista “Mundo Azul”.
Agora com o futuro a pedir meças ao engrandecimento e fortalecimento do FC Porto, estou também à vontade para recordar toda esta ligação, sem hipotecar a visão do que seja melhor para o nosso FC Porto. Sem seguidismo só pelo passado, mas com anseio de melhor futuro.
Assim sendo, nesta ocasião dos seus 86 anos de vida, desejo-lhe: – Muitas felicidades. Hoje como sempre e amanhã igualmente. Ao Presidente Honorário-Dragão !
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))
Este artigo foi originalmente publicado neste site