– 07/5/2025 – Renovação com Rodrigo Mora, dois dias depois dele ter feito 18 anos e no dia próprio do 1.º aniversário da Tomada de Posse do Presidente André Villas-Boas. Dia em que ficou oficializada a renovação do contrato de Rodrigo Mora até 2030, prolongando por mais cinco anos o vínculo que o liga ao FC Porto, com cláusula de 70 Milhões e salário ajustado ao seu atual estatuto dentro da equipa principal portista.
– 08/5/2025 – Futebol Feminino sénior – Cláudia Lima renovou o contrato com o FC Porto. Capitã do futebol feminino continuará a vestir a camisola 27 azul e branca.
= Antes ainda do final da primeira época da Secção no Clube e da equipa sénior do futebol feminino do FC Porto, faltando então ainda um jogo para o final da segunda fase da época (do campeonato da Fase Norte e consequente confirmação do título do FC Porto Campeão da Série Norte, com apuramento para a disputa da fase final para atribuição do título nacional) Cláudia Lima renovou a ligação de atleta portista. Depois de no princípio ter primeira contratação do plantel feminino, é a primeira futebolista a renovar contrato pelo FC Porto, prolongando o vínculo que a une ao “clube do coração” e vai continuar a jogar de Dragão ao peito. Natural do Porto, a média ofensiva é a dona da braçadeira portista e carrega o estatuto de jogadora mais experiente do atual plantel.
– 09/5/2020 – Acordo entre FC Porto e Cruz Azul do México por Martín Anselmi, o treinador do futebol portista chegado ao Porto no final de janeiro.
= Em comunicado enviado à CMVM sexta-feira dia 9 de maio, a SAD portista confirmou que “chegou a acordo com o Club de Fútbol Cruz Azul, S.A. de C.V. para a contratação do treinador principal Martín Anselmi, bem como da restante equipa técnica constituída por Diego Bottaioli, Esteban Darío, Facundo Julián, e Luis Pastur, pelo valor total de 3,1M€, colocando assim um ponto final no diferendo que existia relativamente ao processo de transferência da referida equipa técnica para o FC Porto”. Assim o FC Porto paga 3,1 milhões de euros, o valor que sempre a Direção do Clube estivera na disposição de pagar.
– 11/5/2025 – Futebol Feminino sénior – FC Porto vencedor da Série Norte do Campeonato da 3.ª Divisão, na 1.ª época do futebol feminino no Clube e sobe à 2.ª Divisão. Terminando a segunda fase do Campeonato em 1.º lugar, só com vitórias, tal como havia sucedido antes na primeira fase de apuramento. Depois de ter sido assegurada a subida de Divisão anteriormente, a três jornadas do fim. Enquanto Verónica Khudyakova se sagrou melhor goleadora, desta e da anterior fase, somando 59 golos no total da primeira e segunda fases do campeonato.
= Na última jornada a equipa feminina do FC Porto recebeu e venceu o Leixões, por 7-0. Com este resultado, as azuis e brancas terminaram a Série Norte no primeiro lugar com um registo perfeito de 14 jogos, 14 vitórias, 81 golos marcados e apenas três sofridos. (Faltando então, na parte do campeonato, a terceira e última fase para apuramento do título de campeão, num duplo embate diante do Real Massamá, vencedor da Série Sul. Além da final da Taça AF Porto, que será com o Valadares A, equipa da 1.ª Divisão.)
= Verónica Khudyakova, marcadora de 59 golos nos 30 jogos oficiais da primeira e segunda fase da temporada, sagrou-se melhor goleadora, tanto da equipa como do campeonato (e de seguida renovou contrato com o FC Porto para a época seguinte).
– 11/5/2025 – Futebol sénior/Equipa B – FC Porto B assegurou a permanência na Liga Portugal 2, a uma jornada do fim do Campeonato da 2.ª Liga (ao vencer no Algarve o Portimonense por 3-0), subindo na classificação de modo a ficar em posição acima dos lugares de Liguilha e descida, em mais uma época da equipa destinada a fazer crescer novos valores.
– 11/5/2025 – Futebol sénior/equipa principal – Assegurado o 3.º lugar na 1.ª Liga de 2024/25, ainda na penúltima jornada da prova, ao vencer no Bessa o Boavista por 2-1, assegurando a participação direta na Liga Europa para a época seguinte. Posição então do pódio na prova, no lugar que acabou por ser o melhor possível na época de transição, mediante as condicionantes das imposições da UEFA pelo fair play financeiro (do balanço negativo recebido da administração anterior; e situação económica, que só este ano tem sido possível ir sendo amenizada). De realce a revelação e confirmação de Rodrigo Mora, que tem tido um final de campeonato entusiasmante.
Nota: Não tendo sido possível melhor no futebol, através da equipa principal masculina, ainda assim há que registar estas ocorrências. Mesmo porque no futebol já vinham de anos anteriores as dificuldade e classificações distantes dos títulos. Ficando esperança de um melhor futuro.
Quanto às vozes e nozes críticas, convém lembrar que no início da presidência de Pinto da Costa, em 1982, ainda levou algum tempo a formar uma boa equipa de futebol, tanto que apenas anos depois, em 1985, conquistamos o campeonato nacional. De permeio até com a triste ocorrência de ter sido perdida uma final da Taça de Portugal em casa, em pleno estádio das Antas, diante do rival Benfica. Tendo depois, com bom ambiente da massa adepta, sido possível a recuperação.
Armando Pinto
Este artigo foi originalmente publicado neste site